Orquestra Afro-Brasileira: 80 Anos (Remixes)
- Michele Costa
- 31 de jul.
- 2 min de leitura
Criada em 1942, no Rio de Janeiro, pelo maestro e compositor Abigail Moura, a Orquestra Afro-Brasileira surgiu com a missão de valorizar a memória e a cultura negra no Brasil. Com uma proposta ousada e vanguardista, o grupo rompeu paradigmas ao unir elementos da música de concerto com ritmos afro-brasileiros, percussão tradicional e influência do jazz. Mesmo com apenas dois discos lançados — Obaluayê (1957) e Orquestra Afro-Brasileira (1968) — a orquestra se consolidou como um marco na história da música brasileira.

Em 2021, Carlos Negreiros, único integrante vivo da formação original, retomou a trajetória do grupo com o álbum 80 Anos, resgatando o legado sonoro e espiritual. Agora, esse projeto ganha uma nova dimensão com 80 Anos (Remixes), lançado pelo selo Amor in Sound. A coletânea reúne nomes de peso, como Marcelo D2, Criolo, Pupillo, Emicida, Rael, Cut Chemist, Mexican Institute of Sound, entre outros que reimaginam as composições da orquestra em novas roupagens.
Leia também:
Fiel ao espírito original, 80 anos (Remixes) reafirma a relevância da Orquestra Afro-Brasileira como fonte criativa e inspiradora para diferentes gerações. Em versões que transitam entre o afrobeat, o samba de raiz, o jazz e a percussividade eletrônica, as faixas preservam a alma do projeto concebido por Abigail Moura, ao mesmo tempo em que exploram novas possibilidades sonoras.
Para a Amor in Sound – gravadora de Mario Caldato Jr., diretor musical do disco, e Samantha Caldato – este lançamento representa fielmente seus valores: respeito pela memória, pela diversidade, amizade e a possibilidade de criar novos mundos. Realizado de forma totalmente colaborativa, o álbum nasce como um registro histórico, interpretado por grandes nomes da música atual e principalmente, grandes amigos. "Poder realizar isso é indescritível, o valor das relações compõe e continua o legado da Orquestra Afro-Brasileira", ressalta Samantha.
Mais do que uma homenagem, 80 Anos (Remixes) é um gesto de continuidade. Ao conectar passado e presente por meio de artistas que se declaram admiradores da orquestra, o disco amplia o alcance do grupo e reforça sua importância como patrimônio artístico e cultural do país.
Ficha técnica de 80 Anos (Remixes), de Orquestra Afro-Brasileira
Co-produzido por Mario Caldato
Masterizado por Roberto Schilling no MCJ Sound studio, Los Angeles
Direção Criativa e Executiva - Samantha De Lucena-Caldato
Comunicação e Produção Executiva - Café8 Music
Arte da capa – MZK
Coordenação e produção do vinil – Ruben Planting
Jurídico – Arthur Deucher Figueiredo
Comments