top of page
  • Foto do escritorMichele Costa

This Much I Know To Be True

Em 2016, o diretor Andrew Dominik filmou o luto de Nick Cave após perder Arthur, seu filho de 15 anos. Dessa maneira, One More Time With Feeling - presente na lista dos melhores filmes de 2023 - retrata o processo de criação de Skeleton Tree (2016) e a trajetória do músico para encontrar o seu caminho em meio à escuridão. Seis anos depois, diretor e músico retornam a parceria com This Much I Know To Be True, um documentário-filme que retrata a relação criativa de Cave e Warren Ellis, além das músicas dos dois últimos álbuns lançados. 


De acordo com Andrew, This Much I Know To Be True pode ser considerado a continuação do primeiro documentário. Se no anterior Cave estava enlutado, neste, o músico celebra Arthur e retorna ao seu caminho ao lado de Ellis, seu parceiro há 30 anos. Nick ainda sangra, mas a maneira que escolheu para lidar com a vida ajuda a ser uma pessoa melhor. 


Leia também: 


This Much I Know To Be True
Créditos: Reprodução/Divulgação

O filme começa com o músico dizendo que se requalificou como ceramista "porque não é mais viável ser músico - um artista em turnê". Mostrando suas esculturas, Cave compartilha a série com 18 estátuas do diabo. É através dessas imagens que o filme-concerto se inicia. 


Filmado em uma fábrica abandonada em Bristol, no Reino Unido, This Much I Know To Be True segue a mesma linguagem de One More Time With Feeling, ou seja, mistura entrevista com canções. Entretanto, existem duas diferenças entre elas: neste filme vemos outros músicos e cantores, além da nova fase que Cave e Ellis estão - a liberdade para criar está nítido em Carnage (2021), álbum que foi feito em pouco tempo e totalmente improvisado. Sobre essa relação, Warren comenta: "Não tenho muito senso de forma e ordem. Mas é basicamente sobre viver o movimento e ver o que acontece". 


Em entrevista para André Barcinski, Andrew diz que "neste novo filme, temos Nick voltando à vida, enriquecido por ela, tentando se encontrar e lidar com a morte de Arthur de uma forma responsável." - This Much I Know To Be True é justamente sobre isso: após os dias nublados, o sol se retorna mais poderoso - ou como canta em "Hollywood": "It’s a long way to find peace of mind".





0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page