top of page
  • Foto do escritorDesalinho

Melhores filmes assistidos em 2023

Atualizado: 2 de jan.



Definitivamente o cinema está mudando. Críticas sociais, realidade, luto, passado, presente e futuro se misturam, entregando filmes tocantes e sensacionais. A seguir, você confere a lista dos melhores 15 filmes assistidos em 2023. 


Mais Pesado é o Céu - Petrus Cariry, 2023

Teresa, Antônio e o sertão são os protagonistas do filme de Petrus Cariry. Acompanhamos os passos, as mudanças e a violência que cada personagem passa em um filme violento, cruel e cheio de realidade. Confira as impressões aqui.


Close - Lukas Dhont, 2023

O longa-metragem belga, coproduzido com a França e os Países Baixos, retrata a amizade dos jovens Léo e Rami. Em decorrência do bullying na escola e o preconceito, a relação entre os dois é subitamente interrompida. 



Propriedade - Daniel Bandeira, 2023

Filmado em 2018, após o primeiro turno das eleições presidenciais, o filme de Daniel Bandeira retrata muito bem as diferenças de dois universos completamente diferentes: de um lado os patrões ricos, do outro, os empregados em situação análoga de escravidão. 


Pérola - Murilo Benício, 2023

Após perder sua mãe, Mauro Rasi escreveu uma peça sobre a história da matriarca da família. Anos depois, Murilo Benício recontou essa história com muita sensibilidade. Pérola é uma mulher que briga, faz as pazes, ama intensamente, briga com os filhos, comemora e conta a sua própria história sempre sorrindo. Confira as impressões aqui.


O Diabo no Mundo no Meio do Redemunho - Bia Lessa, 2023

Bia Lessa segue imersa na obra de João Guimarães Rosa. Após o sucesso de Grande Sertão Veredas no teatro, a diretora levou a obra, de uma maneira nova, para o cinema. Em O Diabo no Mundo no Meio do Redemunho acompanhamos a história do jagunço Riobaldo no sertão ao lado de Diadorim. Saiba mais sobre o filme aqui.


Baleia - Darren Aronofsky, 2022

Em A Baleia, acompanhamos a vida de Charlie, um professor de inglês que vive com obesidade e que luta contra um transtorno de compulsão alimentar. Recluso, ele dá aulas online, sempre com a webcam desligada, com medo de sua aparência, e convive com a culpa de ter abandonado sua filha. Através das palavras, Charlie continua vivendo. 


One More Time With Feeling - Andrew Dominik, 2016

Após perder o seu filho de quinze anos, Arthur, Nick Cave mergulha na dor e no luto para fazer o disco The Skeleton Tree. O filme traz o processo de criação e depoimentos de Nick, Susie Cave e Warren Ellis.



Ela e Eu - Gustavo Rosa de Moura, 2022

Após ficar 20 anos em coma, Bia acorda e a família precisa se adequar para atender às suas necessidades. Em Ela e Eu, acompanhamos o desenvolvimento de Bia, assim como as mágoas da atual esposa do seu ex-marido e a filha adulta. 


Barbie - Greta Gerwig, 2023

A boneca mais famosa ganha vida no filme mais esperado deste ano. Vivendo na Barbieland, Barbie acredita que o mundo real é comandado por mulheres, mas percebe que a realidade é muito pior quando precisa vir para cá. 


Elis e Tom - Roberto de Oliveira e Jom Tom Azulay, 2023

O documentário traz imagens da gravação do antológico álbum que juntou Elis Regina com Tom Jobim, assim como, uma série de materiais inéditos que mostram todos os altos e baixos por trás da produção do álbum.



O Fantástico Sr. Raposo - Wes Anderson, 2009 

Após 12 anos de felicidade bucólica, o Sr. Raposo descumpre a promessa que fez à esposa e invade as fazendas dos vizinhos humanos. Ceder aos seus instintos animais coloca em perigo não somente o seu casamento, mas também a vida de sua família e seus amigos. 


Foe - Garth Davis, 2023

Baseado no livro homônimo de Iain Reid, Foe é um filme de ficção científica e suspense psicológico. A história se passa em uma realidade distópica e acompanha Hen e Junior, casados e habitantes de um mundo quase inabitável. A relação do casal muda quando um visitante inesperado aparece na casa com uma proposta inesperada. 


A Crônica Francesa - Wes Anderson, 2021

Ambientada em um posto avançado de um jornal americano em uma cidade pacata fictícia na França do século XX, na fictícia cidade francesa de Ennui-sur-Blasé, Arthur Howitzer Jr, editor da revista The French Dispatch, morre subitamente de ataque cardíaco. De acordo com os desejos expressos em seu testamento, a publicação da revista é imediatamente suspensa após um último número de despedida, no qual são publicados quatro artigos, além de um obituário. 


O Livro dos Prazeres - Marcela Lordy, 2020

Baseado na obra de Clarice Lispector, o filme narra a vida de uma professora com uma vida monótona tanto profissionalmente quanto romanticamente. Tudo muda quando ela conhece Ulisses, um provocador professor argentino. A partir de trocas, a protagonista aprende o que é amar.


Belchior: Apenas um Coração Selvagem - Camilo Cavalcanti, 2023

Belchior foi um dos artistas mais singulares e misteriosos. Por isso, Camilo Cavalcanti conta sua história, a obra do poeta, cantor e compositor cearense e as ideias que marcaram a vida de muitas pessoas. 

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page