Conheça: Hajem Kunk
- Michele Costa

- há 2 dias
- 2 min de leitura
Transitando entre o rock progressivo, o jazz fusion, a psicodelia e a música instrumental pesada, a Hajem Kunk vem consolidando uma identidade sonora singular na cena independente brasileira. Formada em 2016 por Pedro Francisco (guitarra, ilustração e produção), Rafael Jordão (guitarra e produção), Lucas Farias (baixo) e George Alexandria (bateria), o quarteto transforma referências diversas em uma proposta marcada pela experimentação, pelo humor e pela liberdade criativa.

As influências do grupo passam por nomes como Frank Zappa, Hermeto Pascoal, Arrigo Barnabé, Os Mutantes, Pink Floyd, Jaguaribe Carne, Augustine Azul, Vieira e Banda-fôrra. O resultado é uma sonoridade que desafia classificações e que a própria banda define como "rock troncho", termo popularizado pela conterrânea Papangu e que a Hajem Kunk busca expandir em novas direções, incorporando elementos do stoner rock e de uma abordagem instrumental intensa e imprevisível.
Desde sua formação, a banda vem desenvolvendo uma linguagem própria, construída a partir de composições que exploram mudanças de andamento, improvisação e estruturas pouco convencionais. Essa trajetória começou a ganhar forma com o lançamento dos singles "Mar Morto" e "Pipe", apresentados ao público no ano passado. Cada faixa revelou diferentes facetas da identidade musical do grupo, antecipando a diversidade estética que marca seu primeiro trabalho de estúdio.
Agora, a Hajem Kunk apresenta "Leite de Pedra", terceiro e último single antes da chegada do álbum de estreia, previsto para o segundo semestre de 2026. A nova música sintetiza a multiplicidade de estilos presente no disco, reunindo psicodelia, sessões de improviso e compassos tortos em uma composição que representa com precisão a proposta artística da banda. Ao mesmo tempo em que dialoga com as experimentações de seus lançamentos anteriores, "Leite de Pedra" amplia o universo sonoro do grupo e funciona como uma prévia do que o público pode esperar do aguardado álbum de estreia.
Além do lançamento do álbum, a Hajem Kunk já tem duas apresentações confirmadas em São Paulo no mês de julho: no dia 22 na Porta Maldita e dia 24 no Fenda 315.




Comentários