top of page
  • Foto do escritorDesalinho

Tributo a Theo de Barros

O Teatro Paulo Autran, no Sesc Pinheiros, será palco de um show inédito dedicado a um dos mais importantes nomes do cenário musical brasileiro: Theo de Barros. O espetáculo, que acontece no domingo, 6, às 18h, promete ser uma celebração à vida e ao legado do saudoso artista, que faleceu no início deste ano, aos 80 anos.


Theo de Barros foi um músico versátil e talentoso, conhecido por suas composições marcantes e arranjos inovadores. Seu filho, Ricardo Barros, diretor artístico e musical do show, abraçou o desafio de realizar o espetáculo idealizado e com o repertório selecionado pelo seu pai, reunindo um time de músicos e convidados de prestígio para uma noite inesquecível.


Para a homenagem no Sesc Pinheiros, o público verá no palco grandes nomes da música brasileira. É o caso de Alaíde Costa, que foi a primeira cantora consagrada a gravar uma composição de Theo em seu disco “Afinal”, de 1963. Outro convidado especial é Renato Braz, parceiro de Theo de Barros na conquista do 29º Prêmio da Música Brasileira com o álbum “Tatanagüê”.


Também se somarão à festa Dino Galvão Bueno, amigo e parceiro de Theo de Barros, com quem compôs Condão da Natureza, sua última gravação, registrada no álbum “Notas Brasileiras”, e a voz encantadora de Tatiana Parra, trazendo a obra de Theo para uma nova geração de admiradores.



O espetáculo contará ainda com as presenças marcantes de Toninho Ferragutti no acordeom e Teco Cardoso nos sopros, ambos reconhecidos como alguns dos instrumentistas mais importantes do país.


O repertório incluirá clássicos imortalizados, como “Disparada” e “Menino das Laranjas”, e composições emblemáticas como “Vim de Santana” e “Tema de Bolívar”, que se relacionam ao movimento estudantil dos anos sessenta. Parcerias importantes, como aquelas realizadas com Paulo César Pinheiro, também serão lembradas, reforçando a relevância do legado deixado por Theo na música brasileira.


O time de músicos que acompanhará o show é igualmente notório, incluindo Paula Valente no sax e flauta, Daniel Amorin nos baixos e flauta, Adriana Lombardi no violoncelo, Lucas Torneze na viola caipira, Bruno Duarte no vibrafone e percussão, e André Kurchal na percuteria.


O espetáculo será uma viagem musical, relembrando momentos marcantes da trajetória de Theo de Barros e sua contribuição para a música brasileira. Os ingressos variam entre R$ 15 e R$ 50 e poderão ser adquiridos no Sesc Pinheiros ou pelo site oficial do Sesc. Vendas on-line a partir do dia 25/7, terça-feira, às 17h. Vendas nas bilheterias a partir do dia 26/7, quarta-feira, às 17h.


Sobre Theo de Barros


Carioca de nascimento, Theo cresceu rodeado de música por todos os lados. Com pai radialista e mãe cantora, sua casa vivia repleta de artistas. Quando a família se mudou para São Paulo, estreitou sua amizade com o violão e com apenas 13 anos compôs sua primeira música, um samba intitulado “Saudade Pequenina”. No final dos anos cinquenta, o jovem músico estreou profissionalmente na Boate Lancaster tocando contrabaixo ao lado do César Camargo Mariano, Flavinho e Escalante.


Notabilizou-se por suas parcerias com Geraldo Vandré, como “Disparada” (empatada com “A banda”, de Chico Buarque, em 1º lugar no II Festival de Música Popular Brasileira - 1966, da Rede Record, e defendida por Jair Rodrigues), e pela canção “Menino das laranjas”, gravada por Elis Regina naquele mesmo ano. Também formou, juntamente com Heraldo do Monte, Airto Moreira e Hermeto Pascoal, o Quarteto Novo, que gravou um único LP em 1967 e acompanhou Edu Lobo e Marília Medalha, também em 1967, na apresentação da canção “Ponteio”. Esta foi a vencedora do III Festival de Música Popular Brasileira.


Durante toda sua vida se envolveu em inúmeros projetos, desde jingles publicitários a orquestração, passando por trilha sonora para cinema, música de novela, arranjando, dirigindo e compondo. Em 2018, seu disco “Tatanagüê”, em parceria com Renato Braz, foi vencedor do 29º Prêmio da Música Brasileira, de Melhor Álbum – Projeto Especial.


O trabalho mais recente de Theo de Barros foi o álbum “Notas Brasileiras”, lançado no ano passado, em parceria com seus amigos Adylson Godoy e Dino Galvão Bueno. Neste disco, os músicos dividem espaço com seus filhos Adriana Godoy, Anita Galvão Bueno e Ricardo Barros.


Tributo a Theo de Barros

Data: 06/08, às 18h

Local: Teatro Paulo Autran - Sesc Pinheiros


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page