top of page
  • Foto do escritorDesalinho

27ª Mostra de Cinema de Tiradentes

O maior evento do cinema brasileiro contemporâneo acontece este mês. A Mostra de Cinema de Tiradentes chega na sua 27ª edição e será realizada em formato online e presencial nos dias 19 a 27 de janeiro. O evento exibe 145 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mostras temáticas, além de prestar homenagem a personalidades do audiovisual, seminários, debates e oficinas gratuitamente. 


No total, serão exibidos 145 filmes, sendo 43 longas, 3  médias e 99 curtas, em 61 sessões de cinema, vindos de 20 estados. Este ano, o evento celebra as trajetórias de dois mineiros: o cineasta André Novais Oliveira e a atriz Barbara Colen. Além de debates sobre seus trabalhos e a presença de ambos, serão exibidos quase 20 filmes, entre curtas e longas, com envolvimentos dos dois. 


Diversos títulos que integram a 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes integrarão a programação online do evento, que vai reunir títulos, alguns exibidos apenas neste formato, na plataforma do evento. A seleção inclui títulos da Mostra Panorama e da Mostra Homenagem e serão disponibilizados entre os dias 20 e 27 de janeiro, simultaneamente à realização da programação presencial da Mostra na cidade mineira. Além disso, um recorte especial com 5 curtas exibidos no evento farão parte da programação da Mostra Tiradentes na plataforma IC Play. Os filmes serão exibidos gratuitamente de 31 de janeiro a 9 de fevereiro.


Conheça as mostras do 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes 


Mostra Homenagem 

Para homenagear André Novais Oliveira e Barbara Colen, o evento exibirá quase 20 filmes, entre curtas e longas, com envolvimento dos dois. Destacam-se: Fantasmas, Contagem e Bacurau


Mostra Aurora 

Com curadoria de Francis Vogner dos Reis, Tatiana Carvalho e Juliano Gomes, a seção é dedicada a filmes independentes feitos por realizadores com até três longas-metragens no currículo e que se caracteriza por trabalhos de risco estético e narrativo representativos do que mais vigoroso se faz na produção brasileira contemporânea. 


Mostra Olhos Livres 

A Olhos Livres é um recorte de longas-metragens que se caracteriza pela diversidade de formas e conceitos, sem regulamento prévio e muitas vezes alternando entre cineastas de carreiras consolidadas e em começo de trajetória. Com curadoria de Francis Vogner dos Reis, Tatiana Carvalho Costa e Juliano Gomes, os filmes Terror Mandelão, A Câmara, Foram os Sussurros que me Mataram, SOAP, Aquele que Viu o Abismo e Seu Cavalcanti estarão na 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes. 


Mostra Autorais

O cineasta cearense Guto Parente retorna à Mostra com o premiado Estranho Caminho, sobre um jovem cineasta que visita sua cidade natal e é surpreendido pelo rápido avanço da pandemia enquanto busca o pai. O mineiro Ricardo Alves Jr também retorna a Tiradentes em seu novo trabalho Tudo o que Você Podia Ser. Yvy Pyte - Coração da Terra, de Alberto Alvares e José Cury, e O Diabo na Rua no Meio do Redemunho, de Bia Lesa, estarão na Mostra Autorais. 


Mostra Clássicos de Tiradentes 

Novidade em 2024, o recorte pretende revelar um universo de filmes que atentam contra duas noções vulgares mais convencionais sobre a ideia "clássico": a de filmes amplamente conhecidos e que fazem parte de uma memória em comum do público e a que parasita a ideia de obras de arte que primam pelo equilíbrio e por uma forma de expressão ideal. 


Mostra Deslumbramento 

Dois longas-metragens compõem o recorte, realizados por cineastas de prestígio e reconhecimento. Dessa maneira, Bizarros Peixes das Fossas Abissais e Leme do Destino serão exibidos. 


Mostra Praça 

Entre longas e curtas-metragens, a Mostra Praça segue com a proposta de obras de diálogo imediato com o público e classificação livre. Entre os longas, há predominância de ficções, com presença forte de elementos da história do país. 


Mostra Olhares 

A Mostra Olhares da 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes é a representação de uma diversidade estilística e a singularidade de olhares nos filmes do cinema brasileiro. 


Mostra Foco Minas 

A área é focada em compartilhar um longa-metragem mineiro. Para este ano, o recorte é composto pelo filme A Estação, de Maria Cristina Maure. 


Seleção de Curtas 

Serão exibidos 99 curtas de 20 estados brasileiros. A curadoria é assinada por Camila Vieira, Mariana Queen Nwabasili, Leonardo Amaral, Lorenna Rocha e Pedro Maciel Guimarães. Os títulos escolhidos são distribuídos nas mostras Clássicos, Foco, Foco Minas, Formação, Homenagem, Invenção, Jovem, Mostrinha, Panorama, Praça, Regional e Valores. 


Mostrinha 

Serão sete curtas e dois longas na programação especial dedicada às crianças. 


Para mais informações, acesse o site da 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page