top of page
  • Foto do escritorMichele Costa

Dia do irmão: os anos 90, Liam x Noel Gallagher e o impacto do Oasis

É difícil definir os anos 90. Guerra do Golfo, fim da União Soviética, assinatura do acordo de paz entre Israel e a OLP, implantação do Plano Real no Brasil é alguns dos acontecimentos que marcaram a década. Na cultura, o britpop surge com Blur e Oasis, o grunge ganha destaque com a música Smells Like Team Spirit, do Nirvana; a MTV vira uma febre aos adolescentes incompreendidos e na televisão, muitos canais ignoram o bom senso e colocam mulheres seminuas, como objetos, com o objetivo de aumentar o ibope.


Foi em 1991 que o Oasis tomou forma, porém com o nome de The Rain e sem Noel Gallagher. Após assistir um show da banda de seu irmão, Liam, Noel se juntou ao grupo com algumas condições: ser o líder e compositor. Com as condições aceitas, o novo grupo torna-se Oasis. Dois anos depois, a banda assinou contrato com a Creation Records, gravadora independente, lançando o primeiro álbum de estúdio, “Definitely Maybe”, fazendo com que “Live Forever” vire um hino da Inglaterra. Entretanto, foi apenas em 1995 que eles alcançaram fama e sucesso mundial com a segunda obra “(What’s the Story) Morning Glory?”.


O sucesso instantâneo fez com que o ego dos irmãos Gallagher crescesse. Era normal ver a arrogância de Liam e Noel nas entrevistas - em uma delas, o líder disse que era a maior do que os quatro caras de Liverpool. Além disso, a mídia criou uma rivalidade entre Oasis e Blur (como aconteceu com Beatles e Stones), queridinhos do britpop. No início, as bandas se conversavam e até se elogiavam, mas no decorrer dos anos o “relacionamento” piorou.


Lotando estádios, Oasis se consagrou como uma das bandas mais importantes do mundo. Os melhores anos foram de 94 a 98, com os lançamentos das músicas “Wonderwall”, “Some Might Say”, “Roll With It”, “Don’t Look Back in Anger” e “Champagne Supernova”.


Top 5 dos singles mais vendidos pela banda

  1. Wonderwall (1995)

  2. Don’t Look Back in Anger (1996)

  3. D’You Know What I Mean? (1997)

  4. Whatever (1994)

  5. Some Might Say (1995)


Liam x Noel: o início da rivalidade


No documentário “Supersonic”, lançado em 2016 sobre a banda, os irmãos relatam que as discussões começaram com o nascimento de Liam. Depois da explosão da banda, os irmãos começaram a brigar. Toda semana, os Gallagher estavam estampados no The Sun após declarações polêmicas.


A primeira briga assistida pelo público foi durante um show em Los Angeles. Supostamente sob efeitos de drogas, a banda fez uma apresentação terrível no clube Whisky a Go Go, terminando com Liam batendo em seu irmão com um pandeiro e saindo do palco antes da última música. Por conta disso, Noel deixou a turnê no dia seguinte, retornando depois de um breve tempo.


Em uma entrevista, Noel disse que o irmão é “rude, arrogante, intimista e preguiçoso. Ele é o homem mais irritado que já conheci. Ele é como um homem com um garfo em um mundo de sopa”. Quando o entrevistador perguntou sobre a pior tortura psicológica que já passou, Noel respondeu: “estar sentado ao lado de Liam em um voo de 15 horas. Isso aconteceu apenas uma vez, indo para o Japão ou outro lugar. Foi terrível”.


Não foi só Noel que abandonou a turnê, seu irmão mais novo também fez isso. Quando a banda estava prestes a embarcar, Liam decidiu que não iria, pois precisava procurar uma casa com a noiva.


Em 2009, o Oasis precisou cancelar o show que faria no V Festival, após Liam acordar com laringite. O episódio irritou Noel, que culpou o irmão por “estar de ressaca e sem condições de se apresentar”. Por conta da declaração, Liam processou (!) o irmão e exigiu um pedido de desculpas.


Depois desse caso, os nervos elevaram. A última briga foi nos bastidores do festival francês Rock en Sine. Liam destruiu a guitarra do irmão com um machado! Depois da perda do instrumento, Noel abandonou o local e também a banda. O Oasis acabou em 28 de agosto de 2009.


E a vida segue


Os irmãos continuam na música, porém, distantes. Pouco tempo depois, Liam cria o Beady Eye, com todos os integrantes da antiga banda. Eles lançaram três álbuns: Different Gear, Still Speeding e BE. A banda terminou em 2014, após cinco anos de existência. Já Noel lança seu primeiro disco solo, em 2011, o Noel Gallagher’s High Flying Birds. Desde então, o cantor continua segue com seu projeto.


Ambos trabalhos seguem/seguiam a linha do Oasis.


Em 2015, durante uma entrevista, Liam afirmou que não tinha intenções de seguir uma carreira solo. No entanto, em 2017, lançou o primeiro álbum solo, “As You Were”, que foi um grande sucesso de público e crítica.


Os irmãos não se falam desde o fim do Oasis, no entanto, Liam continua criticando o irmão mais velho em seu twitter, fazendo com que o público se divirta.

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page