top of page

Conheça: Rita Braga

  • Foto do escritor: Michele Costa
    Michele Costa
  • há 4 dias
  • 2 min de leitura

Conhecida por uma obra que transita entre gêneros musicais, a cantora portuguesa Rita Braga apresenta uma versão criativa e inédita de "Chão de Estrelas", clássico da canção brasileira eternizado por Sílvio Caldas, figura central da chamada era do rádio no Brasil.


rita braga
(Créditos: Sara Rafael)

Depois de mostrar seu último disco de estúdio, Illegal Planet (2023), em turnê pelo país em 2024, Rita Braga acendeu em si a vontade de gravar um álbum de fados, a partir da teoria cada vez mais debatida de que o fado nasceu no Brasil, chegando posteriormente à Lisboa transformado. É em tom de homenagem a essa ponte luso-brasileira que surge a autêntica versão - sucessora de Fado Tango - do clássico de Sílvio Caldas, composto em 1937. Ainda que não seja tratada como um fado, "Chão de Estrelas", marcada pelo dramatismo e a melancolia, carrega uma forte conexão com a música portuguesa.


A gravação conta com um belo acompanhamento de Ryoko Imai na marimba e Bruna Moura no violoncelo, que se somam ao ukulele de Rita Braga, criando uma sonoridade delicada e pouco convencional. A mixagem é assinada por Suse Ribeiro, com masterização de Tó Pinheiro da Silva, reforçando o cuidado estético que atravessa todo o projeto.


O lançamento chega ainda acompanhado por um videoclipe concebido pela própria Rita Braga, que recorre a animações inspiradas em brinquedos ópticos do século XIX - considerados os primórdios da animação - em diálogo direto com o poema de Orestes Barbosa, autor da letra.


Em março, data prevista para a chegada do disco Fado Tropical, Rita Braga segue em turnê, com shows confirmados na França, dando seguimento à intensa agenda internacional que já contou com apresentações em países Alemanha, Bélgica, Polónia, Itália, Irlanda, Reino Unido, Japão, Finlândia, Austrália e Balcãs, além da tripla vinda ao Brasil.



Comentários


©2020 por desalinho.

bottom of page