Em minha última conversa com João Castellani, o músico disse que pensava em colocar letras em suas músicas. Esse desejo tornou-se realidade: em Carmelle Gnosis, novo projeto de João com Renan Moreira - que assina a bateria em todas as canções, assim como a mixagem e masterização do material - traz a criação do músico, explorando novas texturas, arranjos e formatos.
Com toques perceptíveis de indie rock, rock alternativo da década de 90 e post-rock, as composições deslizam de uma para outra de forma sutil e sorrateira, passando por momentos abstratos e psicodélicos, complementando-se em um registro que promove a união entre o pop e o experimental.
Leia também:
Assim como os álbuns de Castellani, as canções do disco foram gravadas utilizando o método caseiro. Após a composição, as músicas tomavam forma partindo de sessões solitárias de gravação e arranjo regidas por Castellani, que posteriormente as levava para Moreira e juntos, partilhavam de manhãs, tardes ou noites lapidando-as até alcançar o resultado final:
"O processo descompromissado e despreocupado reflete na sonoridade do material, atingimos o equilíbrio entre a informalidade de uma singela reunião entre amigos e a seriedade necessária para produzir. O registro é honesto e direto, sem enrolação. Também é muito pessoal e íntimo", diz João.
Ao vivo, a dupla se junta com Adilson Filho (Stolen Byrds) no contrabaixo para dar forma a seção rítmica do conjunto. Nos shows, o trio re-imagina as canções, ampliando-as com extensões e improvisos organizados.
Comments