top of page
  • Foto do escritorMichele Costa

Conheça: UrucumTrio

No ep "Casa20", lançado em 2021, o UrucumTrio traz quatro músicas com muita guitarra e bateria. Por mais que sejam uma banda instrumental (e não um trio, como remete o nome), as músicas possuem uma narrativa. Inclusive, essa narrativa conversou com o passado conturbado que vivemos: a alta guitarra lembra os ruídos e pesadelos de um isolamento social que não tinha fim, assim como um governo fascista no poder.


No ano passado, Rafael Tofanelo, DiPreto, Boninho e Jonatas Marques lançaram "Casa Azul", que completa o repertório performático e psicodélico da banda. Duas características seguem presentes na banda: a palavra casa e o número de faixas gravadas. Coincidência ou padrão, "Casa Azul" registra as diferentes fases da banda, destacando a versatilidade artística do quarteto.


"Acho que esse ep vem como uma cara bem diferente do primeiro, no sentido também de uma pluralidade maior de referências, ritmos, etc. Acho que são músicas que se distanciam também uma das outras no estilo, na pegada, nas referências… E isso pra mim talvez registre esse momento bastante experimental da banda, de abertura", explica Boninho. "Existe uma mistura maluca de coisas que cada um traz do seu mundo pro som e pra estética visual da Urucum, nem sempre muito claras, óbvias, fáceis de reconhecer pra gente mesmo", conclui.



A capa de "Casa Azul" já traz dados sobre o que esperar do álbum: com cores psicodélicas, o ep traz o amadurecimento e a mudança da banda. "Irmã Concê", primeira música do álbum, mistura jazz e psicodelia. "Pássaros na Chuva" traz o teclado de Boninho e tons diferentes da guitarra de Rafael, soando uma música nostálgica. "Rogério", terceira canção do álbum, retorna ao estilo clássico da banda, presente em "Casa20". "Aracê" traz o rock clássico, fechando, assim, o ep.


Além dos dois trabalhos de estúdio, a banda lançou também as "Sessões Fauhaus" - disponível no Youtube, série de três vídeos gravados no estúdio paulista Casa Azul e editados, cada um, em um estilo particular, ressaltando a maturidade musical do quarteto.


17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page