Após ter o primeiro contato com a viação durante a Primeira Guerra Mundial, Amelia Earhart decidiu que este seria o seu mundo. Em 1920, a norte-americana começou a ter aulas com a aviadora Neta Snook para, dois anos depois, estabelecer o recorde feminino de altitude para a época, de 14.000 pés. Após voar sozinha através do Atlântico, Amelia decidiu dar a volta ao mundo. A ambição a fez sair do chão, em 1937, mas nunca mais voltou.
Oitenta e sete anos depois, Laurie Anderson revisita a história da aviadora - que fora pioneira na defesa dos direitos das mulheres - e desenvolve uma releitura ficcional do evento em seu novo disco. Amelia conta com 22 faixas que navegam entre músicas e micro músicas de até 49 segundos. "To Circle the World" abre o disco, dando início a história: "It was the sound of the motor I remember the most / Takeoff, May 20th, 1937 Oakland, California / The idea? To fly from California back to California".
Não é a primeira vez que as aeronaves estão presentes no trabalho de Laurie: em Big Science, primeiro álbum da cantora, é possível ouvir os sons do transporte. Além disso, em 2017, a artista criou o Aloft, uma instalação de realidade virtual que simula sentar em um avião que se dissolve lentamente, deixando-o suspenso. Em entrevista ao Nonesuch Records, disponível no Youtube, Laurie conta que a primeira vez que ouviu falar de Amelia foi na infância e que, essa história, está relacionada com a imaginação, característica necessária para os amantes de narrações.
Leia também:
Com a participação da orquestra Filharmonie Brno, dos norte-americanos do Trimbach Trio, da cantora Anohni e dos músicos Ribot e Martha Mooke, Amelia aborda os problemas enfrentados durante a viagem. Em "Broken Chronometers", Laurie narra um problema: "Fred unable to set his chronometers / Stop / Personal unfitness / Stop / Looking bad for arrival in Oakland, July 4th / Stop". Os obstáculos continuam em "The Wrong Way": "Parachutes, gone / Visibility, none / Wind, blowing the wrong way / The wrong way".
Conforme o tempo passa, acompanhamos a queda de Earhart, que segue desaparecida até hoje. Assim como a primeira canção, o disco termina com os motores da aeronave, concluindo a viagem de Laurie, em parceria com o espírito de Amelia.
Komentarze