Os anos 90 moldaram uma geração inteira. Alice in Chains, Garbage, Nirvana, Oasis, Pearl Jam dominavam as rádios, levando multidões de fãs aos shows. Pavement, banda que tem Stephen Malkmus como frontman, atraiu a atenção da mídia em 1994 com o álbum Crooked Rain, Crooked Rain, ganhando fãs pelo mundo - o cineasta Alex Ross Perry é um deles. Neste ano, o diretor lançou Pavements, uma carta de amor à sua banda preferida.
Exibido na 48ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, Pavements mistura biografia com ficção. É um documentário sobre "a banda mais importante e influente do mundo", segundo palavras de Perry, além de ser um musical e um filme inspirado em Pavement. São as três diferentes vertentes que fazem a obra única aos fãs.
Leia também:
O filme resgata as imagens do surgimento da banda em Stockton, Califórnia, pelos amigos de infância Malkmus e Scott Kannberg (também conhecido como Spiral Stairs). Conhecemos as mudanças, frustrações, erros e acertos da banda que só tinha um objetivo: tocar música e se divertir. Inclusive, as músicas retratam essa característica da banda, ou seja, são irônicas e debochadas, mostrando que eles nunca se levaram a sério. Também acompanhamos as mudanças de comportamento - principalmente em Stephen - após o sucesso, além da saída do baterista Gary Young.

Em paralelo a história da banda, o filme mostra a exposição chamada "Pavements 1933-2022: A Pavement Museum", lançada em 2022 e que passou por Stockton, Londres, Nova York e Tóquio. A mostra exibiu relíquias, como caderno de composição de Stephen, anúncios e as roupas sujas pós Lollapalooza de 1995, evento que o público atacou os músicos com lama. Além disso, Pavements mostra o reencontro da banda, os primeiros ensaios para a turnê de reencontro, realizada em 2022.
Alex Perry vai além com as músicas da banda: ele desenvolveu um musical. Seria uma ótima piada, mas é verdadeiro. Em 2022, Slanted! Enchanted! (título baseado no primeiro álbum da banda) foi estrelado por Michael Esper, Zoe Lister-Jones e Kathryn Gallagher. O projeto conquistou críticos, tornando-se um sucesso. A escolha do elenco, os ensaios e a estreia movimentam Pavements, criando uma narrativa nada linear.
Por último, há a produção do filme intitulado Range Life, com Joe Keery e Jason Schwartzman. Nele, Alex cria uma história levemente inspirada em Pavement. É assustador ver Joe tentando ser Stephen, além de outras bizarrices.
Pavements é um ótimo filme para os fãs, já que possui imagens nunca vistas antes e o motivo que levou ao término. Porém, a mistura de vários elementos e o tempo longo pode cansar os telespectadores.
Comments