top of page
  • Foto do escritorDesalinho

O Sequestro da Independência

A exposição "O Sequestro da Independência", que será inaugurada no dia 13 de agosto, na Galeria Arte 132, retrata a história sobre a construção visual do Sete de Setembro no Brasil. Com curadoria de Lilia Moritz Schwarcz, Lúcia Klück Stumpf e Carlos Lima Junior, a exposição foi concebida em diálogo com o livro “O Sequestro da Independência - Uma história da construção do mito do Sete de Setembro” (Companhia das Letras, 2022), que será lançado no mesmo dia e que narra a construção imagética do mito do 7 de setembro. Os curadores da exposição são, também, os autores do livro.


A mostra pretende iluminar as narrativas imagéticas em torno de nossa emancipação política em quatro momentos chave: durante o processo de independência (1822); por ocasião da comemoração de seu centenário (1922); quando a ditadura militar brasileira celebrou os 150 anos do evento (1972) e neste ano. A exposição demonstrará como se formam diferentes memórias visuais, e como cada contexto político “sequestra” significados para que se adequem ao momento e inflamem a imaginação.


No sábado, os curadores farão uma visita guiada a partir das 12h. A sessão de autógrafos se inicia logo em seguida, às 13h.


Serviço - O Sequestro da Independência

Data: 13/08 a 24/09

Local: Galeria Arte 132 - Av. Juriti, 132 - Moema, São Paulo

Horário de visitação: segunda a sexta, das 14h às 19h | sábado, das 11h às 17h

Entrada gratuita


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page