Museu das Favelas celebra o centenário de Frantz Fanon
- Desalinho
- há 24 minutos
- 1 min de leitura
Após o sucesso de público de Racionais MC’s: O Quinto Elemento, o Museu das Favelas apresenta nova exposição que celebra o centenário de Frantz Fanon. Intitulada Imaginação Radical: 100 anos de Frantz Fanon, a mostra reúne mais de 130 obras artísticas, evidenciando como o pensamento de Frantz Fanon permanece atual, influenciando a história da arte no Brasil e no mundo, gerações de ativistas, artistas e intelectuais, projetando horizontes de luta, sonho e reexistência a partir de uma imaginação radical como força de transformação. A abertura acontecerá na terça-feira, 25 de novembro.

Com direção artística e curadoria de Thais de Menezes, e curadoria institucional de Jairo Malta, a exposição está estruturada em quatro eixos poéticos que articulam fronteiras geográficas e simbólicas, investigando as narrativas contracoloniais produzidas em iconografias contemporâneas de territórios conectados ao legado fanoniano.
Participam da exposição, artistas brasileiros, refugiados, despatrializados e de outras nacionalidades, tais como Colômbia, Argélia, Angola, Marrocos, Bolívia, Venezuela e Espanha. São 40 pessoas artistas convidadas, entre os destaques, estão Dalton Paula, Bruno Baptistelli, Rebeca Carapiá, JX, Juliana dos Santos, Nenesurreal, Tau Luna e Mayara Amaral.
Imaginação Radical: 100 anos de Frantz Fanon, no Museu das Favelas
Local: Largo Páteo do Colégio, 148 - Centro Histórico de São Paulo - SP
Data: 25 de novembro de 2025 até 24 de maio de 2026
Entrada gratuita, de terça a domingo, das 10h às 17h | É necessário a retirada de ingresso antecipado no sympla ou na recepção, sujeito a lotação.
Visitas mediadas devem ser realizadas por meio de plataforma de agendamento.
