top of page
  • Foto do escritorDesalinho

2º FliMUJ

Atualizado: 1 de dez. de 2023

E se eu me esquecer de ti? A partir dessa pergunta-chave, 30 autores brasileiros e estrangeiros irão debater, a partir de perspectivas judaicas e não judaicas, sobre a importância da lembrança e o direito ao esquecimento, durante a segunda edição do Festival Literário do Museu Judaico de São Paulo (FliMUJ), entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro, no Museu Judaico de São Paulo.


Com a curadoria de Daniel Douek, cientista social, mestre em Letras pelo programa de Estudos Judaicos e Árabes da USP e doutorando em Letras na área de Estudos Literários e Culturais na mesma instituição, e Rita Palmeira, crítica literária e editora, doutora em Literatura Brasileira pela USP e mestre em Teoria e História Literária pela Unicamp, a edição deste ano do FliMUJ contará com 12 meses, durante as quais serão discutidos os diversos usos que são feitos da noção de dever de memória.


Entre os convidados internacionais estão o escritor e humorista inglês David Baddiel, autor do livro Judeus Não Contam, o intelectual afro-judeu estadunidense Lewis Gordon, autor de Medo da Consciência Negra, a escritora russa naturalizada alemã Lena Gorelik, que publicou Wer Wir Sind (Quem Somos Nós), um romance autobiográfico que conta como uma mulher se encontra e como é vista na Alemanha de hoje. A lista de convidados estrangeiros é completada com a autora francesa Colombe Schneck e o escritor israelense Iddo Gefen, que coletou sonhos de israelenses e palestinos que vivem próximos às fronteiras entre Israel, Gaza e Cisjordânia.


Dos escritores brasileiros presentes no evento estão nomes como Bianca Santana, biógrafa de Sueli Carneiro e que foi uma das curadoras da primeira edição do FliMUJ, e Betina Anton, autora de Baviera Tropical: A história de Josef Mengele, o médico nazista mais procurado do mundo, que viveu quase vinte anos no Brasil sem nunca ser pego. A lista conta ainda com Assucena, Bernardo Kucinski, Christian Dunker, Cida Bento, Cintia Moscovich, Clarice Niskier, Flavia Castro, Fortuna, Jacques Fux, Márcia Mura, Marcos Guterman, Michel Gherman, Michel Laub, Prisca Agustoni.


FliMUJ 2023 - Festival Literário do Museu Judaico de São Paulo


De 30 de novembro a 3 de dezembro (quinta-feira a domingo)

Local: Museu Judaico de São Paulo | Rua Martinho Prado, 128 - São Paulo, SP


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page