top of page
  • Foto do escritorDesalinho

Comemore o Carnaval 2024 da melhor maneira

Seja em casa, na rua, com os fones de ouvido ou lendo, é necessário comemorar o carnaval 2024. Por isso, separamos diversas opções para todo tipo de gosto. Saiba mais abaixo.


Confira as melhores opções para celebrar o Carnaval 2024


Livros 

O País do Carnaval - Jorge Amado 

Publicado em 1931, a obra narra a história de Paulo Rigger, um homem rico que mantém uma relação de estranhamento com o Brasil do Carnaval, com a ideia de que a festa mantém o povo alienado. 


Carnavais, Malandros e Heróis: Para uma Sociologia do Dilema Brasileiro - Roberto DaMatta

Neste livro, o antropólogo disserta sobre as criações sociais e a relação das mesmas com os dilemas do Brasil. 


O Corpo Encantado das Ruas - Luiz Antonio Simas 

Presente na lista dos melhores livros de 2022, o livro de Luiz Antonio Simas faz um relato sobre a cultura popular brasileira em formato de crônicas. O Corpo Encantado das Ruas é sobre liberdade, encontros improváveis e uma festa que não pode ser dominada pelo padrão canônico.


Samba de Enredo: História e Arte - Alberto Mussa e Luiz Antonio Simas

Apaixonados por carnaval, os autores apresentam análises minuciosas de sambas de enredo e suas relações com a história social do país. Para essa análise, Mussa e Simas ouviram cerca de 1.600 canções gravadas, além de outras, que estão registradas na memória acumulada ao longo de vários carnavais. 


Canto de Rainhas: O Poder das Mulheres que Escreveram a História do Samba - Leonardo Bruno 

Publicado em 2021, a obra reúne histórias de grandes mulheres que se dedicaram a esse gênero musical, romperam barreiras do machismo e do racismo e conquistaram o público brasileiro e internacional. 


Filmes 

Estou Me Guardando para Quando o Carnaval Chegar - Marcelo Gomes 

Na cidade de Toritama, considerada um centro ativo do capitalismo local, mais de 20 milhões de jeans são produzidos anualmente em fábricas caseiras. Orgulhosos de serem os próprios chefes, os proprietários destas fábricas trabalham sem parar em todas as épocas do ano, exceto o carnaval: quando chega a semana de folga eles vendem tudo que acumularam e descansam em praias paradisíacas.


Fevereiros - Marcio Debellian

O documentário foi responsável por registrar a vitória da escola de samba carioca Estação Primeira de Mangueira em 2016, que teve um enredo homenageando a cantora baiana Maria Bethânia. Além de filmar a escola e os preparativos do barracão, a produção ainda acompanhou a cantora nas festas da Nossa Senhora da Purificação, na Bahia.



Orfeu Negro - Marcel Camus 

No Carnaval, Orfeu, condutor de bonde e sambista do morro, se apaixona por Eurídice, uma jovem do interior que vem para o Rio de Janeiro fugindo de um estranho fantasiado de Morte. O belo amor de Orfeu por Eurídice, no entanto, desperta a ira da ex-noiva do galã, Mira e a Morte acompanha tudo de perto.


Damas do Samba - Susanna Lira

Mulheres que são pastoras, compositoras, passistas, musas, tias, intérpretes e muitas outras mulheres que fazem parte da construção de uma identidade nacional mestiça. Uma retrospectiva da trajetória do samba ao longo da História, com enfoque na participação feminina em sua construção e desenvolvimento até os dias de hoje.



Álbuns e singles 

Tá Derretendo - Beto Ehong 

O melhor momento para falar do aquecimento global é no Carnaval, afinal, os dias intensos de blocos, shows e desfiles faz qualquer um pensar sobre o derretimento do planeta. "Tá Derretendo", o novo single de Beto Ehong, é um pagode com batuque ancestral e com forte influência de São Luís do Maranhão, que traz reflexões sobre o estágio atual da humanidade e o consumo desenfreado das pessoas. 



Carnaval da Vingança - Chinaina

Em decorrência da pandemia de Covid-19 não conseguimos celebrar o carnaval. Por isso, é necessário fazer uma festa da vingança, onde todos dançam, bebem e cantam. No EP Carnaval da Vingança, Chinaina combina músicas inéditas com regravações, mostrando que hardcore brasileiro é o frevo.


Proibido Carnaval - Daniela Mercury e Caetano Veloso 

Mesmo que algumas pessoas não vejam o carnaval com bons olhos, Daniela Mercury e Caetano Veloso celebram a festa e dão o recado: "não tem censura pra me segurar". A canção ironiza as declarações de Damares Alves, realizadas em 2019, sobre "menina usa rosa e menino usa azul". 


Sambas de Enredo 2024

Já estão disponíveis nas principais plataformas digitais as 12 faixas com os sambas-enredo do Rio Carnaval 2024. 


Quando o Carnaval Chegar - Daniela Mercury e Gal Costa 

Composta por Daniela e produzida por Yacoce Simões, a canção traz guitarras baianas e o frevo. Além disso, a cantora homenageia Moraes Moreira e relembra que viver é urgente. 



Blocos e shows 

Bloco Bixa Pare - Tem Piranha Nesse Bloco! 

Organizado pelo coletivo artístico Bixa Pare, o bloco LGBTQIAPN+ convoca foliões para comemorar, resistir e celebrar o carnaval de rua com  muito fervo, brilho e resistência, no dia 12. Neste ano, a concentração acontece no Páteo do Colégio e o trajeto passa pela Rua Boa Vista, Rua Líbero Badaró e Praça do Patriarca. 


Bloco Afro Ilú Obá de Min

Fundado em 2004 e tendo como madrinha a cantora Luci Brandão, o Bloco Afro Ilú Obá de Min é composto apenas por mulheres e irá para a rua no dia 9, a partir das 18h. A concentração acontece na Praça da República. 


Agrada Gregos 

A partir das 13h, o Agrada Gregos estará colocando o seu bloco na rua, agradando muitos foliões. O local de concentração acontecerá na Av. Pedro Álvares Cabral x Obelisco. 


Brega Bloco

A Rua Treze de Maio vai ficar pequena para os amantes do carnaval 2024. O Brega Bloco chega com tudo, colocando todo mundo para se divertir. 


Casa Natura Musical 

Durante o mês de fevereiro, a Casa Natura Musical estará recebendo blocos e artistas para colocar todo mundo para dançar. No dia 7 acontece o Axé, Clementina! Samba da Dandara convida Nega Duda; já no dia seguinte, 8, o bloco Me Lembra que Eu Vou invade a pista. No dia 29, Mariana Aydar junto com o Bloco Forrozin, chegam na Casa Natura para encerrar a temporada de carnaval com um show especial, celebrando a cultura nordestina.


Sesc 

O carnaval 2024 também promete no Sesc: durante o mês, as unidades recebem uma programação especial para os foliões. Saiba mais no site deles. 

7 visualizações0 comentário

留言


bottom of page