top of page

16° CineOP - Mostra de Cinema de Ouro Preto

  • Foto do escritor: Michele Costa
    Michele Costa
  • 16 de jun. de 2021
  • 2 min de leitura

Estruturada a partir de três frentes temáticas - Preservação, Histórica e Educação -, a 16° CineOP - Mostra de Cinema de Ouro Preto já tem data para acontecer: entre os dias 23 e 28 de junho. A Mostra, online e gratuita, contará com 118 filmes, debates, masterclasses, rodas de conversas, atrações artísticas e várias outras atividades.


Sob o tema central "Memórias Entre Diferentes Tempos", a 16° CineOP discute o impacto dos anos 1990 no audiovisual brasileiro, reflete sobre a educação na pandemia e constitui a trajetória da preservação do analógico ao digital. Serão exibidos 118 filmes em pré-estreias e mostras temáticas (32 longas, 6 médias e 80 curtas-metragens) de quatro países e de 14 estados brasileiros, distribuídos em oito temas: "Contemporânea", "Homenagem", "Preservação", "Histórica", "Educação", "Mostrinha", "Valores" e "Cine-Escola".


Essa edição conta com uma novidade: a exposição fotográfica virtual "Meu Cartão Postal de Ouro Preto", que conta com 30 fotografias de pessoas que participaram da ação promocional realizada pela Universo Produção.


ree

Além do cinema, de 24 a 28 de junho, o público poderá curtir as apresentações de Regina Souza e Sérgio Pererê, Maurício Tizumba e Everton Coroné, Zélia Duncan e Flávio Venturini. Os shows serão transmitidos pelo site da 16° CineOP e pelo canal do Youtube do Sesc em Minas Gerais.


Chico Diaz é o homenageado da 16° CineOP - Mostra de Cinema de Ouro Preto

Chico Diaz é um dos principais nomes da dramaturgia brasileira no cinema, teatro e televisão. Ao fazer parte de um projeto artístico, Diaz mergulha no personagem, entregando-se por completo, causando diversas reações no telespectador.


A abertura oficial acontece no dia 23, às 20h, e começa com uma performance audiovisual que apresenta a temática central do evento. Em seguida, vem a entrega do Troféu Vila Rica; seguindo do debate “O Percurso de Chico Diaz em Quatro Décadas”, com o curador Francis Vogner dos Reis, sob mediação da jornalista Simone Zuccolotto, para tratar das diferenças de processos de criação e de modos de produção entre os distintos momentos históricos da carreira do profissional.


Depois, será exibida a pré-estreia do longa-metragem “O Ano da Morte de Ricardo Reis”, do diretor português João Botelho, com Diaz no elenco.


Para conferir a programação completa da 16° CineOP - Mostra de Cinema de Ouro Preto, acesse: http://cineop.com.br/


Comentários


©2020 por desalinho.

bottom of page