top of page
  • Foto do escritorDesalinho

11° FIQ BH

A Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o Instituto Lumiar, realiza a 11° Edição do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte - FIQ BH, que acontece de 3 a 7 de agosto, no Minascentro. Com a temática "Quadrinhos e o Mundo do Trabalho", o FIQ BH 2022 reúne artistas locais, nacionais e internacionais, que participam de diversas atrações. A programação, totalmente gratuita, inclui oficinas, exposições, sessões de filmes, mesas de artistas, feira de quadrinhos, debates, sessões de autógrafos, duelos de HQs, networking e muito mais durante os cinco dias de festival.


Com curadoria da jornalista e quadrinista baiana Amma e do psicólogo mineiro e pesquisador da representação social do feminino em histórias em quadrinhos Lucas Ed, o evento abordará a dinâmica da profissionalização de agentes relacionados ao universo dos quadrinhos, frente às crises que o mercado tem enfrentado. A proposta é refletir sobre o(s) trabalho(s) envolvido(s) na produção de uma história em quadrinhos (pesquisa, planejamento, entrevistas, execução, divulgação); as atividades em torno da produção, como o trabalho de tradutores; os quadrinhos que falam sobre trabalhadoras e trabalhadores e suas atividades; e como é ter a essa arte como meio de vida. Neste ano, 189 mesas irão compor a feira de quadrinhos, com exposição e venda de publicações e produtos de quadrinistas de todo o Brasil.


Outro destaque da programação é a presença do artista homenageado, o quadrinista, ilustrador e professor paulistano Marcelo D'Salete. Com quase 20 anos de carreira, ele é um dos autores de quadrinhos mais premiados no Brasil, tendo ganhado um dos mais importantes prêmios de quadrinhos do mundo: o Eisner de melhor edição americana de material estrangeiro, em 2018, com a edição norte-americana de "Cumbe". O homenageado estará presente no FIQ BH 2022 com a mesa "Marcelo D'Salete entre faróis, favelas e quilombos", onde o público terá a oportunidade de mergulhar no trabalho do quadrinista por meio de reproduções de páginas, vídeos, quadros, texturas, pinceladas, símbolos e palavras.


A abertura oficial do FIQ BH 2022 acontece na quarta-feira, 3 de agosto, às 9h30. Para conferir a programação completa, acesse: portalbelohorizonte.com.br/fiq

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page