top of page

V Festival Mário de Andrade

  • Foto do escritor: Desalinho
    Desalinho
  • 21 de out.
  • 3 min de leitura

Nos dias 24, 25 e 26 de outubro a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, comemora os 100 anos da Biblioteca Mário de Andrade (BMA), maior biblioteca pública da cidade, com V Festival Mário de Andrade com atrações gratuitas na BMA, Praça das Artes e Praça Dom José Gaspar.


Entre os destaques da programação estão a peça “Não me entrego, não!”, com Othon Bastos, na Praça das Artes, shows na Praça Dom José Gaspar em comemoração aos 50 anos dos álbuns “Di Melo” e “Fruto Proibido”, a já tradicional Feira de Livros e mesas literárias na Biblioteca Mário de Andrade.


V Festival Mário de Andrade

O show de abertura “Pérolas Negras” inicia a programação musical, no auditório da BMA, sexta, às 20h. A apresentação homenageia mulheres negras do samba, como Clementina de Jesus, Dona Ivone Lara, Jovelina Pérola Negra, entre outras. Para isso, as damas Eliana Pittman, Alaíde Costa e Graça Braga celebram o poder da música e da ancestralidade negra.


Programação do V Festival Mário de Andrade


Praça Dom José Gaspar

No sábado, o palco da Praça Dom José Gaspar, que concentra a maioria das apresentações musicais, abre a programação. A primeira atração é Djuena Tikuna, referência da música indígena. Quinteto Pixinguinhas é a atração seguinte, às 12h30, com foco especial no choro de tradição instrumental, eles prestam homenagem a Pixinguinha. “O Peso da Tradição” é a próxima programação, às 12h30, trata-se da união da Velha Guarda do Camisa Verde e Branco com a Adriana Moreira. Gabeu, às 14h30, homenageia os 100 anos de Inezita Barroso, conhecido pelo seu “queernejo”, ele interpreta os clássicos da cantora. Em homenagem aos 50 anos de Rita Lee & Tutti Frutti, a cantora Catto apresenta o clássico álbum “Fruto Proibido” na íntegra, às 18h30.


O Ensemble FTM, formação de músicos experientes do Theatro Municipal de São Paulo, no domingo (26), às 10h30, abre o dia de apresentações com um repertório dedicado a Arlindo Cruz. A artista Assucena com o grupo SambAyô, fazem uma roda de samba que celebra o protagonismo e diversidade de corpos dissidentes, às 12h30. Às 14h30, Alessandra Leão convida a Mestra Nice Teles para uma apresentação musical com muitas tradições populares do Nordeste. Já Stefanie, rapper nascida em Santo André, se apresenta, às 16h30, no Dom José Gaspar. Às 18h30, Di Melo sobe ao palco para tocar todo seu álbum homônimo “Di Melo”, que também faz 50 anos. Além do artista, sobem Rashid e Paula Lima para a apresentação. Ambos os dias na praça terminam com discotecagem que finaliza as apresentações.


Simultaneamente à programação artística, editores, coletivos literários, autores independentes, grupos de escritores e instituições dedicadas à literatura estarão presentes na Praça Dom José Gaspar, ao lado da Biblioteca Mário de Andrade, na Feira de Livros da Mário.


Praça das Artes

A Praça das Artes recebe na sua Sala de Convivência a peça “Eu não me entrego, não!”, com o ator consagrado Othon Bastos, no sábado (25) e domingo (26), às 20h. A peça é uma lição de vida e de resiliência, de como enfrentar os obstáculos que aparecem em nossa existência e como superá-los, montada com histórias divertidas e dramáticas da vida pessoal e profissional do artista.


A música erudita é destaque na Praça das Artes e a sala do conservatório recebe duas apresentações. A pianista consagrada Eudóxia de Barros toca de Chiquinha Gonzaga a Osvaldo Lacerda, sábado (25), às 15h. Já o pianista Hércules Gomes e o soprista Proveta se unem no domingo (26), às 15h.


Além das apresentações musicais, o vão livre terá duas exibições de cinema com trilha sonora feita por uma orquestra. O filme "Pedro e o Lobo-Guará" é exibido sábado (25), às 16h, e “Central do Brasil” no domingo (26), às 18h.

Comentários


©2020 por desalinho.

bottom of page