top of page
  • Foto do escritorDesalinho

Singular Plural: Rubem Valentim

No próximo sábado, 24, o Museu Afro Brasil Emanoel Araújo, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, recebe a exposição Singular Plural: Rubem Valentim, a partir das 11h, com entrada gratuita. 


Com fotografias, serigrafias e esculturas adaptadas para pessoas com deficiência, a mostra promove um encontro sensível entre pessoas e a arte. Singular Plural: Rubem Valentim abrange elementos com recursos acessíveis instalados no subsolo e obras originais localizadas no primeiro nível do espaço. A mostra conta também com jogos interativos, um mapa tátil e um retrato tátil do artista, proporcionando uma ótima experiência para todos os visitantes. 


singular plural rubem valente
(Crédito: Rubem Valente/Reprodução)

A exposição marca a ampliação do acesso às obras de Valentim e celebra os 13 anos do programa "Singular Plural", que visa implantar, expandir e aperfeiçoar recursos de acessibilidade, tornando o Museu Afro Brasil Emanoel Araújo um espaço cada vez mais acolhedor para todos. 


singluar plural rubem valente
(Créditos: Reprodução/Divulgação)

Ao longo da carreira, Rubem Valentim desenvolveu uma "Riscadura Brasileira", rica em cores vibrantes das festas populares afro-cristãs, celebrações indígenas, candomblé e umbanda. Sua arte foi inspirada em elementos cotidianos, como máscaras, estátuas, altares e ferramentas. Assim, ele ressignificou instrumentos dos orixás, como o Oxé de Xangô, e, com a geometria sagrada, criou uma linguagem "plástico-visual-signográfica" para expressar ideias, valores e tradições culturais.


O artista destaca a diversidade cultural do Brasil e se estabeleceu como um dos mais importantes artistas baianos no cenário nacional e internacional. Suas obras estão entre as mais procuradas pelo público no Museu e são consideradas contemporâneas, inovadoras, únicas e universais.


Singular Plural: Rubem Valentim 

Data: 24 de agosto de 2024 a janeiro de 2025

Horário da abertura: a partir das 11 horas

Endereço: Parque Ibirapuera, Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, portão 10, São Paulo – SP (acesso via transporte público ou veículo de aplicativo)

Horário de funcionamento: terça a domingo, 10h às 17h (permanência até às 18h) | Entrada gratuita às quartas-feiras e no dia da abertura 24/8

Ingresso: R$15 (meia entrada, R$7,50)

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page