No próximo sábado, 24, o Museu Afro Brasil Emanoel Araújo, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, recebe a exposição Singular Plural: Rubem Valentim, a partir das 11h, com entrada gratuita.
Com fotografias, serigrafias e esculturas adaptadas para pessoas com deficiência, a mostra promove um encontro sensível entre pessoas e a arte. Singular Plural: Rubem Valentim abrange elementos com recursos acessíveis instalados no subsolo e obras originais localizadas no primeiro nível do espaço. A mostra conta também com jogos interativos, um mapa tátil e um retrato tátil do artista, proporcionando uma ótima experiência para todos os visitantes.
A exposição marca a ampliação do acesso às obras de Valentim e celebra os 13 anos do programa "Singular Plural", que visa implantar, expandir e aperfeiçoar recursos de acessibilidade, tornando o Museu Afro Brasil Emanoel Araújo um espaço cada vez mais acolhedor para todos.
Ao longo da carreira, Rubem Valentim desenvolveu uma "Riscadura Brasileira", rica em cores vibrantes das festas populares afro-cristãs, celebrações indígenas, candomblé e umbanda. Sua arte foi inspirada em elementos cotidianos, como máscaras, estátuas, altares e ferramentas. Assim, ele ressignificou instrumentos dos orixás, como o Oxé de Xangô, e, com a geometria sagrada, criou uma linguagem "plástico-visual-signográfica" para expressar ideias, valores e tradições culturais.
O artista destaca a diversidade cultural do Brasil e se estabeleceu como um dos mais importantes artistas baianos no cenário nacional e internacional. Suas obras estão entre as mais procuradas pelo público no Museu e são consideradas contemporâneas, inovadoras, únicas e universais.
Singular Plural: Rubem Valentim
Data: 24 de agosto de 2024 a janeiro de 2025
Horário da abertura: a partir das 11 horas
Endereço: Parque Ibirapuera, Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, portão 10, São Paulo – SP (acesso via transporte público ou veículo de aplicativo)
Horário de funcionamento: terça a domingo, 10h às 17h (permanência até às 18h) | Entrada gratuita às quartas-feiras e no dia da abertura 24/8
Ingresso: R$15 (meia entrada, R$7,50)
Comments