top of page
  • Foto do escritorDesalinho

Nos Braços do Violeiro

Presente em diversos gêneros musicais, a viola caipira é considerada um dos ícones da música brasileira. Em decorrência de sua importância, o instrumento será retratado na exposição Nos Braços do Violeiro, que circulará seis cidades do Estado de São Paulo, entre os meses de fevereiro e outubro de 2024. 


Com curadoria de João Carlos Villela, a mostra é inspirada no romance gráfico A Viola Encarnada: Moda de Viola em Quadrinhos, com roteiro e artes visuais do desenhista, músico e educador Yuri Garkunfel. Nesse sentido, o público terá a oportunidade de apreciar as páginas originais da HQ premiada pelo ProAC 2019, com introdução escrita pelo violeiro, professor e pesquisador Ivan Vilela e indicada ao prêmio HQ MIX na categoria Melhor Adaptação em 2020.


nos braços do violeiro
Créditos: Divulgação

Em suas páginas, a obra conduz o leitor para uma viagem sonora afinada e cheia de história, a partir de uma viola avermelhada nas mãos de um violeiro e de um vaqueiro, numa jornada que percorre os sertões até chegar na cidade grande, testemunhando a história da música caipira desde suas origens rurais. 


Umas das propostas da exposição Nos Braços do Violeiro, contemplada pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) Circulação,  da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado,  é promover a interação do público com os processos criativos do artista. 


Desta forma, além do contato com os originais da obra e seus esboços originais, o visitante terá acesso à viola física que foi inspirada na viola vermelha de Tião Carreiro e encomendada ao Luiz Armando da luthieria Trevo, exclusivamente para este projeto. Estarão disponíveis também áudios das mais de 80 músicas do repertório caipira, propiciando uma imersão na HQ como um todo. O material possui recursos de acessibilidade como audiodescrição, textos em braile e alguns dos encontros promovidos com o público, como rodas de viola e bate-papo, terão tradução em Libras.


Confira a programação da exposição Nos Braços do Violeiro


O ponto de partida da exposição Nos Braços do Violeiro será dia 24 de fevereiro, às 16h, na Casa Lebre (R. Nícola Ortenzi, 104), em Bragança Paulista, com a presença dos idealizadores, Yuri Garfunkel e João Carlos Villela, e participação de violeiros como Ivan Vilela, Mel Moraes e convidados. 


Depois seguirá para o Museu do Folclore, em São José dos Campos (de 27/04 a 25/05); MAGMA (Museu Aberto de Geociências, Mineralogia e Astronomia), em Botucatu e Centro Max Feffer, em Pardinho (01/06 a 10/08); Instituto Elpídio dos Santos, em São Luís Paraitinga (31/08 a 21/09) e Centro Cultural Casarão, em Campinas (28/09 a 20/10).

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page