Realizada pelo Instituto Confúcio na Unesp, a Mostra de Cinema Chinês de São Paulo chega à sua 8º edição com o tema "Em Busca da Luz". De 6 a 15 de outubro, o público terá a oportunidade de assistir a doze produções cinematográficas chinesas contemporâneas no Centro Cultural São Paulo (CCSP). Os filmes trazem um retrato singular, autêntico e vibrante da humanidade, evidenciando a sua busca por ideais e convicções.
Com curadoria de Shi Wenxue, mestre em Ciências do Cinema e membro do comitê de seleção da mostra competitiva do Festival Internacional de Cinema de Pequim, e Lilith Li, que coordenou o Festival Internacional de Cinema de Macau e curadora Sydney Culture Week Series na Austrália, os filmes selecionados para a edição 2023 da Mostra exploram um dos aspectos mais essenciais da cultura chinesa contemporânea, à construção da ligação das suas raízes por meio de ligações familiares de afeto e superação.
Entre suas principais atrações, a mostra apresenta o filme "Cordão da Vida" de Qiao Sixue, e estrelado por Badema e Idar. Já o comovente "Irmãos", de GUO Xiuzhuan, exibido no 14º Festival de Cinema de Taiwan, explora os laços inquebráveis entre dois irmãos, Wen Guang, que enfrenta o desafio do autismo, e o caçula Wen Xiu. Juntos, enfrentam sozinhos as adversidades da vida.
Obras exibidas em festivais importantes podem ser vistas na Mostra de Cinema Chinês, entre elas: "Ping Pong: Virando o jogo", de DENG Chao & YU Baimei, e "Acima das Nuvens", de LIU Zhihai, laureado como o mais popular Filme do ano na categoria Exploração Artística no 29th Beijing International Film Festival. Já “Yanagawa”, de ZHANG Lü, segue Lidong, que, na juventude, tinha uma paixão secreta por Achuan. O desaparecimento súbito daquela mulher deixou Lidong abalado por mais de uma década.
Road Movies premiados circulam na programação da Mostra, como "Um pai, Um filho", de BAI Zhiqiange e "Juntos pelo mundo", de XU Chenghua, premiado como Melhor Documentário no Hollywood Documentary Film Festival, a obra conta como pai e filho partem de Dali, na província de Yunnan, rumo ao Tibete. Contudo, nos 8.700 quilômetros da rota nas montanhas, inúmeros imprevistos os aguardavam.
Documentários com temas atuais também estão no evento, como "Amor à Prova", de DONG Xueying, e "Pequenos Jardins", de Hongbo Zhou & Zhenyu Lu. Para fechar a programação deste ano, a Mostra de Cinema Chinês traz ainda a animação "Boonie Bears: o código guardião", de LIN Yongchang & SHAO, a comédia de ficção científica "Departamento Editorial de Exploração Espacial", de Kong Dashan e "Deserto", de ZUO Zhiguo, que acompanha Lin e o irmão à procura do pai desaparecido no deserto.
Para mais informações, confira a programação completa no site.
Comments