top of page
  • Desalinho

Melhores álbuns de 2022

Depois dos melhores filmes e livros, chegou a vez dos melhores álbuns lançados em 2022, uma lista muito difícil de concluir, pois muita coisa boa foi lançada.


Renaissance - Beyoncé

Depois de seis anos do último álbum de estúdio, Beyoncé ressurge com um álbum que é sinônimo de renascimento. O álbum celebra indivíduos marginalizados, isto é, a comunidade LGBTQIA+ e a população negra, e coloca todo mundo para dançar. Uma volta triunfante!


O Que Meus Calos Dizem Sobre Mim - Alaíde Costa

Os anos de carreira de Alaíde Costa se misturam com os calos da vivência da cantora. Produzido por Emicida e Marcus Preto, o disco é sensível e belo ao tratar temas do passado e presente.


Língua Brasileira - Tom Zé

Em mais um álbum provocativo, Tom Zé investiga a língua e a cultura brasileiras, celebrando suas especificidades e riquezas, e fazendo um contraponto com os portugueses que "descobriram" o Brasil.


Jardineiros - Planet Hemp

Planet Hemp segue sendo uma banda política, extremamente necessária. Depois de vinte e dois anos, "Jardineiros" é lançado, ironizando a proibição de drogas no Brasil e crítica o fascismo da extrema-direita no país (o recado tá dado: "taca fogo nessa porra agora").


Ofuscante a Beleza que Eu Vejo - Jair Naves

Entre respirações e notas de piano, o disco de Jair Naves ganha novos significados toda vez que é ouvido, mas a raiva e frustração estão ali, dois sentimentos que foram presentes na vida dos brasileiros.


V - Maglore

A efervescência dos anos 60 dá o tom de "V", novo álbum da Maglore, que homenageia - direta ou indiretamente - os Beatles, passando pelo passado e presente, detalhando as incertezas, nostalgia e novas possibilidades.


Sambas do Absurdo Vol. 2 - Juçara Marçal, Rodrigo Campos e Gui Amabis

Mais uma vez, os amigos se juntam para cantar músicas que expressam o absurdo presente em cada esquina de São Paulo.


Mil Coisas Invisíveis - Tim Bernardes

Durante as quinze músicas que compõem o álbum, Tim aborda questões existenciais e autobiográficos, mexendo, do início ao fim, com os sentimentos do ouvinte. Impossível não se emocionar.


A Vida é uma Granada - DINGO

A granada da DINGO é extremamente poderosa: ao ouvir as onze músicas existenciais, o ouvinte não é mais o mesmo.


Mr Morale and the Big Steppers - Kendrick Lamar

Mais uma vez, Kendrick Lamar faz um disco cheio de inquietações, medos e traumas, sentimentos que são despertados quando ouvimos.


Laurel Hell - Mitski

Neste álbum, Mitski apresenta uma nova identidade que vai além dos arranjos, a cantora está mais segura, completa e madura - como mostrou no Primavera Sound.


Sim Sim Sim - Bala Desejo


Movimento Rápido dos Olhos - Rashid

Com diversas participações, o rapper paulista Rashid lança um álbum-áudio-filme que intercala as canções com outros meios artísticos.


Em Nome da Estrela - Xênia França


Fim das Tentativas - Rico Dalasam

Dando continuidade ao single "30 Dias", Rico Dalasam traz uma mistura de batidas de rap e trap com gêneros mais populares, como o pagode baiano e o piseiro, trazendo uma temática mais romântica.


S.O.S - Sza


Sobre Viver - Criolo

O álbum dialoga com todas as vertentes do rap, além de trazer as consequências da pandemia e a tristeza de um país comandado pela extrema-direita.


Harry's House - Harry Styles

Íntimo e potente, o último álbum de Harry Styles mostra uma nova faceta do músico que está maduro, mas não deixa de lado a dança.


Dance Fever - Florence and the Machine

Com previsão para lançar em 2020, mas adiado por conta da pandemia, Florence Welch traz o terror que a rodeia, inspirado na Idade Média. Sombrio, dançante e extremamente poético "Dance Fever" coloca o ouvinte par dançar, esquecendo a realidade.


QVVJFA? - Baco Exu do Blues


Canicule Sauvage - Otto


Clarice Clarão - Beatriz Azevedo e Moreno Veloso

Celebrando o centenário da escritora Clarice Lispector, "Clarice Clarão" reúne música, teatro e poesia, com o objetivo de criar uma narrativa completa com a obra de Lispector.


Ponto Final - Remobilia

Primeiro álbum do grupo, o ouvinte conhece novas facetas dos integrantes que estão amadurecidos, mas que seguem com o propósito de fazer seus fãs dançarem.


Foi Mal - Pelados

A potência do grupo Pelados está presente neste álbum. "Foi Mal" retrata os medos e angústias dos artistas durante os anos difíceis de pandemia.


Cruel Country - Wilco

O décimo segundo álbum revive os melhores momentos que Wilco já passou durante a carreira. O disco duplo aborda os problemas e maravilhas dos Estados Unidos.


Carnaval da Vingança - Chinaina

Tendo o carnaval como tema, Chinaina se resguardou, esperando o dia que poderá sair na rua, dançando e cantando com as multidões. Depois de dois anos e meio, o cantor poderá celebrar a vida com uma multidão, como é o carnaval.


Primeira Parte de um Assalto - Valter Lobo

Valter compartilha seu(s) amor(es) nostálgico com o público, mostrando o grande poeta que é. Aliás, não é difícil fazer parte do mundo de Valter, pelo contrário, o ouvinte consegue se enxergar em qualquer canção.


Brasileiro Profundo - Arthur Nogueira

Sensível e poético, Arthur Nogueira mostra que a vida precisa continuar, mesmo depois de perdas. Tendo Belém como tema central do álbum, o cancioneiro revive a esperança, emocionando o ouvinte do início ao fim.


Mbaraeté - Owerá

O disco é um grito contra a violência indígena que sofre desde a colonização dos portugueses. Ao entoar as nove canções do álbum, o rapper Owerá dá voz aos povos indígenas e suas lutas, buscando o fortalecimento para lutar diariamente.


Peripécias - Victoria Saavedra

A colombiana, radicada no Brasil há mais de dez anos, renasceu e floresceu. Seu segundo álbum "Peripécias" faz uma celebração a vida, as suas raízes e a América Latina.


Fúria - Urias


Fernando Catatau - Fernando Catatau

Reflexo do que vivemos, o músico trouxe um misto de passado e presente, passando por uma mente atormentada pela realidade.


Necropolítica - Ratos de Porão

Assim como Planet Hemp, Ratos de Porão mistura realidade com absurdo (presente na sociedade), escancarando feridas.


Motomami - Rosalia


Blue Rev - Alvvays

Muitos fatores aconteceram para que o álbum não existisse, mas a banda resistiu, refazendo e sobrevivendo aos dias caóticos. Alias, o disco foi apresentado no Balaclava Fest, demostrando a imensidão do quinteto.


Gêmeos - Terno Rei

Trazendo a nostalgia nas músicas que compõe o álbum, o quarteto se permitiu a novas experiências, abordando medos e inquietações.


O Futuro Pertence à... Jovem Guarda - Erasmo Carlos

O Grammy conquistado por Erasmo Carlos é merecido: o Tremendão foi rock'n'roll até o fim da sua vida, compartilhando o amor e sendo jovem. Se o futuro vale a pena é por conta dele.


Special - Lizzo


Sick! - Earl Sweatshirt


Alvorada - Hoovaranas

Formado em 2018 por Rehael Martins, Eric Santana e Jorge Bahls, hoovaranas transformam suas inspirações, vivências e indagações em math rock, jazz, rock progressivo, shoegaze e psicodelia.


Deize Tigrona - Foi Eu Que Fiz

Mesmo com as dificuldades, Deize nunca parou de compor e fazer arte. Deize está de volta e mais forte do que antes.


Numanice 2 - Ludmilla


Crash - Charli XCX

Criado durante o isolamento social, o álbum de Charli XCX


Cria - Eva Figueiredo

Passando (e dançando) pelo baião, tango, funk e outros gêneros musicais, Eva Figueiredo se apresenta ao público, mostrando sua personalidade, seu passado, suas memórias, belezas e inspirações.


Salgamar - Rodrigo Eugenio

O mar da Bahia, de Jorge Amado, está presente no ep de Rodrigo Eugenio. "Salgamar" traz o afogamento e a vida do jovem cantor.


Bonança - Raphael Thebas

A travessia mostra as mudanças que os artistas passaram ao escrever suas obras. Raphael Thebas segue o mesmo ritmo e, depois de uma tempestade, encontra a tranquilidade em seu primeiro álbum solo, "Bonança".


Quartos, Suítes, Alguns Cômodos e Outros Nem Tanto - Alexandre Nero


PSSP - Filarmônica de Pasárgada

São Paulo é a musa inspiradora da banda. As faixas do disco abordam diversos aspectos ligados à cidade da garoa, ora de modo mais factual, ora de modo mais onírico, por vezes com ironia e humor.


Leve - Duna Duo

O baiano Adriano Rocha e a cantora e professora de teatro Kaise Helena compõe a dupla que traz a leveza e a poesia dentro de cada um. "Leve" é o primeiro álbum da dupla que transporta o ouvinte para um belo mundo.


Dawn FM - The Weeknd



26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page