Depois dos melhores filmes e livros, chegou a vez dos melhores álbuns lançados em 2022, uma lista muito difícil de concluir, pois muita coisa boa foi lançada.
Renaissance - Beyoncé
Depois de seis anos do último álbum de estúdio, Beyoncé ressurge com um álbum que é sinônimo de renascimento. O álbum celebra indivíduos marginalizados, isto é, a comunidade LGBTQIA+ e a população negra, e coloca todo mundo para dançar. Uma volta triunfante!
O Que Meus Calos Dizem Sobre Mim - Alaíde Costa
Os anos de carreira de Alaíde Costa se misturam com os calos da vivência da cantora. Produzido por Emicida e Marcus Preto, o disco é sensível e belo ao tratar temas do passado e presente.
Língua Brasileira - Tom Zé
Em mais um álbum provocativo, Tom Zé investiga a língua e a cultura brasileiras, celebrando suas especificidades e riquezas, e fazendo um contraponto com os portugueses que "descobriram" o Brasil.
Jardineiros - Planet Hemp
Planet Hemp segue sendo uma banda política, extremamente necessária. Depois de vinte e dois anos, "Jardineiros" é lançado, ironizando a proibição de drogas no Brasil e crítica o fascismo da extrema-direita no país (o recado tá dado: "taca fogo nessa porra agora").
Ofuscante a Beleza que Eu Vejo - Jair Naves
Entre respirações e notas de piano, o disco de Jair Naves ganha novos significados toda vez que é ouvido, mas a raiva e frustração estão ali, dois sentimentos que foram presentes na vida dos brasileiros.
V - Maglore
A efervescência dos anos 60 dá o tom de "V", novo álbum da Maglore, que homenageia - direta ou indiretamente - os Beatles, passando pelo passado e presente, detalhando as incertezas, nostalgia e novas possibilidades.
Sambas do Absurdo Vol. 2 - Juçara Marçal, Rodrigo Campos e Gui Amabis
Mais uma vez, os amigos se juntam para cantar músicas que expressam o absurdo presente em cada esquina de São Paulo.
Mil Coisas Invisíveis - Tim Bernardes
Durante as quinze músicas que compõem o álbum, Tim aborda questões existenciais e autobiográficos, mexendo, do início ao fim, com os sentimentos do ouvinte. Impossível não se emocionar.
A Vida é uma Granada - DINGO
A granada da DINGO é extremamente poderosa: ao ouvir as onze músicas existenciais, o ouvinte não é mais o mesmo.
Mr Morale and the Big Steppers - Kendrick Lamar
Mais uma vez, Kendrick Lamar faz um disco cheio de inquietações, medos e traumas, sentimentos que são despertados quando ouvimos.
Laurel Hell - Mitski
Neste álbum, Mitski apresenta uma nova identidade que vai além dos arranjos, a cantora está mais segura, completa e madura - como mostrou no Primavera Sound.
Sim Sim Sim - Bala Desejo
Movimento Rápido dos Olhos - Rashid
Com diversas participações, o rapper paulista Rashid lança um álbum-áudio-filme que intercala as canções com outros meios artísticos.
Em Nome da Estrela - Xênia França
Fim das Tentativas - Rico Dalasam
Dando continuidade ao single "30 Dias", Rico Dalasam traz uma mistura de batidas de rap e trap com gêneros mais populares, como o pagode baiano e o piseiro, trazendo uma temática mais romântica.
S.O.S - Sza
Sobre Viver - Criolo
O álbum dialoga com todas as vertentes do rap, além de trazer as consequências da pandemia e a tristeza de um país comandado pela extrema-direita.
Harry's House - Harry Styles
Íntimo e potente, o último álbum de Harry Styles mostra uma nova faceta do músico que está maduro, mas não deixa de lado a dança.
Dance Fever - Florence and the Machine
Com previsão para lançar em 2020, mas adiado por conta da pandemia, Florence Welch traz o terror que a rodeia, inspirado na Idade Média. Sombrio, dançante e extremamente poético "Dance Fever" coloca o ouvinte par dançar, esquecendo a realidade.
QVVJFA? - Baco Exu do Blues
Canicule Sauvage - Otto
Clarice Clarão - Beatriz Azevedo e Moreno Veloso
Celebrando o centenário da escritora Clarice Lispector, "Clarice Clarão" reúne música, teatro e poesia, com o objetivo de criar uma narrativa completa com a obra de Lispector.
Ponto Final - Remobilia
Primeiro álbum do grupo, o ouvinte conhece novas facetas dos integrantes que estão amadurecidos, mas que seguem com o propósito de fazer seus fãs dançarem.
Foi Mal - Pelados
A potência do grupo Pelados está presente neste álbum. "Foi Mal" retrata os medos e angústias dos artistas durante os anos difíceis de pandemia.
Cruel Country - Wilco
O décimo segundo álbum revive os melhores momentos que Wilco já passou durante a carreira. O disco duplo aborda os problemas e maravilhas dos Estados Unidos.
Carnaval da Vingança - Chinaina
Tendo o carnaval como tema, Chinaina se resguardou, esperando o dia que poderá sair na rua, dançando e cantando com as multidões. Depois de dois anos e meio, o cantor poderá celebrar a vida com uma multidão, como é o carnaval.
Primeira Parte de um Assalto - Valter Lobo
Valter compartilha seu(s) amor(es) nostálgico com o público, mostrando o grande poeta que é. Aliás, não é difícil fazer parte do mundo de Valter, pelo contrário, o ouvinte consegue se enxergar em qualquer canção.
Brasileiro Profundo - Arthur Nogueira
Sensível e poético, Arthur Nogueira mostra que a vida precisa continuar, mesmo depois de perdas. Tendo Belém como tema central do álbum, o cancioneiro revive a esperança, emocionando o ouvinte do início ao fim.
Mbaraeté - Owerá
O disco é um grito contra a violência indígena que sofre desde a colonização dos portugueses. Ao entoar as nove canções do álbum, o rapper Owerá dá voz aos povos indígenas e suas lutas, buscando o fortalecimento para lutar diariamente.
Peripécias - Victoria Saavedra
A colombiana, radicada no Brasil há mais de dez anos, renasceu e floresceu. Seu segundo álbum "Peripécias" faz uma celebração a vida, as suas raízes e a América Latina.
Fúria - Urias
Fernando Catatau - Fernando Catatau
Reflexo do que vivemos, o músico trouxe um misto de passado e presente, passando por uma mente atormentada pela realidade.
Necropolítica - Ratos de Porão
Assim como Planet Hemp, Ratos de Porão mistura realidade com absurdo (presente na sociedade), escancarando feridas.
Motomami - Rosalia
Blue Rev - Alvvays
Muitos fatores aconteceram para que o álbum não existisse, mas a banda resistiu, refazendo e sobrevivendo aos dias caóticos. Alias, o disco foi apresentado no Balaclava Fest, demostrando a imensidão do quinteto.
Gêmeos - Terno Rei
Trazendo a nostalgia nas músicas que compõe o álbum, o quarteto se permitiu a novas experiências, abordando medos e inquietações.
O Futuro Pertence à... Jovem Guarda - Erasmo Carlos
O Grammy conquistado por Erasmo Carlos é merecido: o Tremendão foi rock'n'roll até o fim da sua vida, compartilhando o amor e sendo jovem. Se o futuro vale a pena é por conta dele.
Special - Lizzo
Sick! - Earl Sweatshirt
Alvorada - Hoovaranas
Formado em 2018 por Rehael Martins, Eric Santana e Jorge Bahls, hoovaranas transformam suas inspirações, vivências e indagações em math rock, jazz, rock progressivo, shoegaze e psicodelia.
Deize Tigrona - Foi Eu Que Fiz
Mesmo com as dificuldades, Deize nunca parou de compor e fazer arte. Deize está de volta e mais forte do que antes.
Numanice 2 - Ludmilla
Crash - Charli XCX
Criado durante o isolamento social, o álbum de Charli XCX
Cria - Eva Figueiredo
Passando (e dançando) pelo baião, tango, funk e outros gêneros musicais, Eva Figueiredo se apresenta ao público, mostrando sua personalidade, seu passado, suas memórias, belezas e inspirações.
Salgamar - Rodrigo Eugenio
O mar da Bahia, de Jorge Amado, está presente no ep de Rodrigo Eugenio. "Salgamar" traz o afogamento e a vida do jovem cantor.
Bonança - Raphael Thebas
A travessia mostra as mudanças que os artistas passaram ao escrever suas obras. Raphael Thebas segue o mesmo ritmo e, depois de uma tempestade, encontra a tranquilidade em seu primeiro álbum solo, "Bonança".
Quartos, Suítes, Alguns Cômodos e Outros Nem Tanto - Alexandre Nero
PSSP - Filarmônica de Pasárgada
São Paulo é a musa inspiradora da banda. As faixas do disco abordam diversos aspectos ligados à cidade da garoa, ora de modo mais factual, ora de modo mais onírico, por vezes com ironia e humor.
Leve - Duna Duo
O baiano Adriano Rocha e a cantora e professora de teatro Kaise Helena compõe a dupla que traz a leveza e a poesia dentro de cada um. "Leve" é o primeiro álbum da dupla que transporta o ouvinte para um belo mundo.
Dawn FM - The Weeknd
Comments