top of page
  • Foto do escritorDesalinho

Festival Internacional de Cinema Feminino

A 14º edição do Festival Internacional de Cinema Feminino (FEMINA) será realizada de 13 a 18 de dezembro, no CCBB Rio de Janeiro. Com entrada franca, a mostra reúne mais de 30 filmes, entre curtas, longas, documentários e de ficção, todos dirigidos por mulheres cis, trans e pessoas não-binárias de 35 países e de oito estados brasileiros. Além disso, o evento conta com sessões especiais e seminários sobre temas como violência contra mulher e desigualdade de gênero. 


A abertura do festival está marcada para o dia 12, no Estação Net Botafogo, com a exibição do filme Canções de Terra (Songs of Earth), de Margreth Olin. Durante a programação do FEMINA estão os filmes brasileiros: Eu Deveria Estar Feliz, de Claudia Priscilla, e Sua Majestade, O Passarinho, de Carol Correia e Mannu Costa. Upwards Tide, de Daniela Zahlner e De Onde Nasce o Sol, da espanhola Gabriele Stein. 


Os filmes do Festival Internacional de Cinema Feminino serão avaliados por dois júris: um para produções nacionais, composto por Ana Flávia Cavalcanti, Fernanda Teixeira e Manaíra Carneiro; e outro para os filmes internacionais, formado pela professora e pesquisadora Consuelo Lins, pela cineasta, produtora e montadora Marina Meliande e Beth Sá Freire, curadora de cinema. No dia 18, na cerimônia de encerramento, haverá uma homenagem à diretora Laís Bodanzky. 


O Festival Internacional de Cinema Brasileiro é realizado pelo Instituto de Cultura e Cidadania Feminina, uma organização sem fins lucrativos, e tem como objetivo divulgar e promover o trabalho das mulheres no cinema e na cultura, tendo sido o primeiro a falar sobre questões de gênero, além de exibir, desde 2006, filmes de pessoas trans e não-binárias. 


Para mais informações, acesse o site da mostra.


Festival Internacional de Cinema Feminino

Data: 13 a 18 de dezembro

Local: CCBB | Rua Primeiro de Março, 66 - Centro

Ingressos disponíveis a partir das 9h do dia de cada sessão, na bilheteria física ou no site do CCBB

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page