top of page
  • Desalinho

Exposição "Nise da Silveira: A Revolução Pelo Afeto" chega no Sesc Belenzinho

A partir de sexta-feira, 9 de dezembro, a exposição "Nise da Silveira: A Revolução Pelo Afeto" estará no Sesc Belenzinho. A mostra celebra e discute o legado da psiquiatra alagoana que transformou o campo da saúde mental.


A curadoria do Estúdio M’Baraká, com consultoria do psiquiatra Dr. Vitor Pordeus e do museólogo Eurípedes Júnior, propõe uma experiência a partir de três eixos principais: contexto, dor & afeto, que levanta questões do debate sobre loucura e "normalidade", assim como pontua o princípio da resistência aos métodos violentos dos hospitais psiquiátricos; ser mulher, ser revolucionária, que enfoca a trajetória pioneira e combativa de Nise da Silveira; e Engenho de Dentro: inconsciente e território, com maior ênfase nas obras realizadas pelos artistas-pacientes de Nise na instituição carioca e os caminhos abertos pela psicologia analítica.


A expografia de Diogo Rezende, designer e sócio do Estúdio M’Baraká, traz ambientes preenchidos por sobreposições que contrastam a frieza da instituição de clausura – sob constante vigilância – com o calor, a humanidade e a liberdade do trabalho que a doutora Nise realizou nos ateliês do Engenho de Dentro, hospital psiquiátrico na capital do Rio de Janeiro.


Além de conhecer a trajetória de Nise, os visitantes vão apreciar de perto as obras de emblemáticos artistas do acervo do Museu de Imagens do Inconsciente, como Adelina Gomes, Emygdio de Barros, Carlos Pertrius e Fernando Diniz. Junto a elas, também há produções de artistas contemporâneos como Lygia Clark e Carlos Vergara. Dentre as novidades desta edição da mostra em São Paulo, estão quatro obras de Aurora Cursino dos Santos e três obras de Ubirajara Ferreira Braga, todas do acervo do Museu Osório Cesar.


Serviço Data: 09/12 a 26/03/23 Local: Sesc Belenzinho - R. Padre Adelino, 1000 Horário de funcionamento: terça a sábado, das 10h às 21h | domingos e feriados, das 10h às 18h

92 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page