• Michele Costa

Eduardo Kobra cria painéis sobre as vacinas contra a Covid-19

Com mais de 500 obras realizadas nas ruas do Brasil, Eduardo Kobra refugiou-se nas artes novamente para criar painéis sobre as vacinas contra a Covid-19 e entregar esperanças ao Instituto Butantan e Fiocruz que estão à frente lutando por vacinas e passando por ataques todos os dias.


"Essas duas telas, produzi no começo do ano passado, quando estávamos ainda no início dessa terrível pandemia. As obras expressam a esperança na produção de uma vacina. E agora, em 2021, passei a pensar sobre qual destino deveria dar para essas duas obras. Resolvi homenagear todos os cientistas brasileiros e duas grandes entidades que estão lutando dia e noite em prol da vida. Estou me referindo ao Instituto Butantan, que esta semana celebra 120 anos, e a Fiocruz, no Rio de Janeiro, para que fiquem expostos nas sedes das instituições como uma lembrança e homenagem permanente a todos os funcionários e cientistas que trabalham arduamente em prol da vida", explica o artista.


Não faz muito tempo que Kobra transformou um cilindro de oxigênio, em desuso, em uma obra de arte que recebeu o nome "Respirar". O artista pintou o cilindro como se fosse um recipiente transparente, com uma árvore plantada dentro. "A mensagem central é a importância da vida. Que o sopro da minha arte ajude a levar um pouco de oxigênio para os hospitais mais necessitados e, ao mesmo tempo, provoque a reflexão sobre a importância de usar máscaras, lavar as mãos constantemente, manter o isolamento social e, claro, de preservar a natureza, que é patrimônio de toda a humanidade", explica o artista. Foi a primeira ação do recém-criado Instituto Kobra, que tem como premissa de que a arte é um instrumento de transformação.


(Créditos: Acervo de Eduardo Kobra/Divulgação | Alan Teixeira)


O movimento UniãoBR comprou a obra "Respirar" por 700 mil reais, fazendo com que todos os recursos obtidos sejam aplicados integralmente na instalação de duas usinas de oxigênio que serão entregues à Secretaria Estadual da Saúde do Amazonas. Isso significa que serão 20 leitos de UTI’s beneficiados 24h por dia! Em um dia, a usina vai gerar 480 horas de oxigênio; em um mês, serão 14400 horas.

Posts recentes

Ver tudo

©2020 por desalinho.