• Michele Costa

Desalinho indica: Audioguia Mulheres do Futebol

Após a campanha de financiamento coletivo Minha Voz Faz História, o Audioguia Mulheres do Futebol ganhou forma e acaba de ser lançado! Narrado pela cantora e compositora Leci Brandão, o audioguia reúne 100 anos de histórias das mulheres do futebol brasileiro, que repara o silenciamento histórico e a diferença de gênero ao contar a trajetória de atletas, treinadoras, árbitras, jornalistas e torcedoras.


Apoiado por mais de trezentos benfeitores, o projeto é um complemento à exposição de longa duração do Museu do Futebol, apontando os itens e trazendo histórias do futebol feminino relacionadas ao tema de cada uma das salas. Na "Sala Heróis", são destacadas as heroínas do esporte; enquanto os causos do Mundial Feminino são contados na "Sala Copas do Mundo". Na "Sala Exaltação", Leci traz histórias de torcedoras que ocupam as arquibancadas e lutam pelo direito de torcer. Para finalizar, o audioguia conta com a "Sala Anjos Barrocos", onde a trajetória de Sissi, primeira camisa 10 da seleção brasileira feminina, e de Cristiane, maior artilheira dos Jogos Olímpicos; enquanto no espaço dedicado a Pelé e Garrincha, as homenagens ficam para Marta e Formiga.



Para pensar:

O futebol feminino foi proibido no Brasil por quase 40 anos! Entre 1941 e 1979, foi criado um decreto-lei nacional que impediu as mulheres de jogar, sob risco de prisão. Não era só isso! Elas também não puderam se organizar em clubes, participar de escolinhas e, consequentemente, disputar campeonatos.


O Audioguia Mulheres do Futebol está disponível no Spotify, YouTube e também no aplicativo do Museu do Futebol.


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo