• Michele Costa

CUIR - Filme e Experimento - América Latina

Totalmente online e gratuita, a CUIR - Filme e Experimento - América Latina reúne filmes que promovem diálogos, valorizando traços de invenção e proposição artística e política. A Mostra reúne 42 trabalhos que incluem questões de classe, raça, território e colonização. Até o dia 20 de junho, o evento online apresenta visões artísticas da dissidência sexual e de gênero no subcontinente sul expressas em criações audiovisuais assinadas por diversos artistas da América Latina.


Com produção assinada por Ana Carolina Antunes e, a curadoria, do pesquisador e programador de cinema Luís Fernando Moura, a CUIR apresenta o trabalho de As Talavistas com o longa-metragem “Sessão Bruta”. Além de trabalhar as questões de sexualidade e gênero, o coletivo também banalizam suas criações em torno da valorização das africanidades como resistência, afirmando a presença e a força dos corpos negros.



Outro trabalho que fará estreia no festival é “Flutu-ação”, assinado por Marissa Lobo, Ani Ganzala Lorde, Jeisiekê de Lundi. O curta foi criado especialmente para a CUIR e conta um breve estudo do ritual da oferenda e suas derivações domésticas, corporeas, visuais e espirituais. O coletivo Surto & Deslumbramento também ganha destaque na programação! Formado por André Antônio, Chico Lacerda, Fábio Ramalho e Rodrigo Almeida, os artistas apresentarão pela primeira vez a obra “O Nascimento de Helena”.


Entre as exibições internacionais, destaque para a reapresentação de “Ximena Cuevas: Identidade, Sexualidade e Política” da videoartista mexicana, Ximena Cuevas. Além da seleção retrospectiva, a CUIR apresenta filmes premiados em festivais internacionais.


A CUIR - Filme e Experimento - América Latina surgiu tem o financiamento da Lei Aldir Blanc.


Para conferir outras informações da Mostra e também sua programação, acesse: https://cuirfil.me/inicio/

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo