top of page

13ª Mostra de Cinema Coreano – Tudo sobre o cinema coreano

Foto do escritor: DesalinhoDesalinho

Realizado há anos, a 13ª Mostra de Cinema Coreano – Tudo sobre o cinema coreano, organizada pelo Centro Cultural Coreano no Brasil, está sendo realizada no CCSP e no MIS até domingo, 28 de julho. O festival exibirá 10 longas-metragens e 9 curtas-metragens, além de contar com a presença de dois renomados diretores, Chung Ji-young e Yook Sang-hyo, e do crítico de cinema Oh Dong-jin. Haverá tradução simultânea com a tradução de Gabriela Yoon.


O evento aborda filmes populares dos últimos anos, assim como diversas mudanças na sociedade, questões de paz, direitos humanos e meio ambiente, dirigidos por jovens diretores coreanos. A exibição das obras da 13ª Mostra de Cinema Coreano – Tudo sobre o cinema coreano é inédita no Brasil.


A entrada é gratuita, os ingressos serão compartilhados na bilheteria com uma hora de antecedência.


Confira os filmes da 13ª Mostra de Cinema Coreano – Tudo sobre o cinema coreano


Longas-metragens

Os Meninos, de Chung Ji-young The Boys(소년들), Coréia do Sul, 2023, 124 min, 16 anos, DCP Sinopse: Em 1999, um roubo e um assassinato ocorrem em um pequeno supermercado rural. Os três meninos do bairro são acusados de homicídio e enviados para a prisão sem saberem de nada. Dezesseis anos depois, Yoon Mi-sook e os rapazes, que foram as únicas testemunhas do homicídio, regressam ao local do crime.

 

Nossa estação, de Yook Sang-hyo Our Season(3일의휴가), Coréia do Sul, 2023, 105 min, 12 anos, DCP Sinopse: No terceiro aniversário de sua morte, “Bok-ja” recebe um intervalo de três dias do céu. Ela desce à terra com o “Guia”, que está iniciando no trabalho, e explica as regras que ela deve seguir. A emoção de ver sua filha, uma professora em uma universidade prestigiada nos Estados Unidos, da qual ela se orgulha muito, não dura muito. Bok-ja fica surpresa ao descobrir que sua filha “Jin-ju”, que voltou para sua casa rural, está administrando um restaurante de comida caseira. Alheia à decepção e frustrações de sua mãe, Jin-ju começa a lembrar das receitas de sua mãe com sua melhor amiga “Mi-jin”, que vem visitá-la. Enquanto Jin-ju prepara os pratos familiares, antigas memórias da mãe e da filha vêm à tona.

 

Enquanto você estava dormindo, de Chang Yoon-hyun While you were sleeping (당신이 잠든 사이), Coréia do Sul, 2024, 100 min, 12 anos, DCP Sinopse: As memórias de Deok-hee do seu casamento passado desaparecem da sua mente, e ela tenta recuperá-las lentamente com o conforto de Joon-seok. Um dia, Joon-seok deixa Deok-hee para ir à sua oficina fazer algum trabalho e Deok-hee recebe um telefonema inesperado. Um aviso de excesso de velocidade, contas de cartão de crédito em atraso, pagamentos de hotéis… O comportamento misterioso de Jun-seok é revelado.

 

Teia de aranha, de Kim Jee-woon COBWEB(거미집), Coréia do Sul, 2023, 132 min, 16 anos, DCP Sinopse: Depois do seu filme de estreia, Kim, que tem sido criticado e ridicularizado, sonha há dias com um novo final para o seu filme Spider House. Com a premonição de que o filme será certamente uma obra-prima se for filmado tal como está, sonha em filmar apenas mais dois dias, mas o guião fica retido nas deliberações e o produtor, Baek Hoe-jang, é contra. Depois de convencer Shin Mi-do, o herdeiro da empresa de produção, Kim reúne os atores veteranos, as estrelas de topo e as estrelas em ascensão para filmar o filme, mas os atores não estão satisfeitos com o horário. O realizador do filme, que está fora da cidade numa viagem de negócios, e os censores chegam e a cena transforma-se num caos.

 

Sono, de Yu Ja-son Sleep(잠), Coréia do Sul, 2023, 94 min, 16 anos, DCP Sinopse: Hyun-Soo, que não se lembra de nada quando acorda, tem medo de fazer mal à sua família quando dorme, e Soo-Jin, que não consegue adormecer devido ao medo terrível que começa no momento em que adormece todos os dias. Apesar do tratamento, o comportamento de Hyun-Soo durante o sono torna-se cada vez mais perigoso, e Su-Jin teme que o seu filho por nascer possa estar em perigo.

 

Arqueologia de amor, de Lee Wan-min Archaeology of Love (사랑의 고고학), Coréia do Sul, 2023, 163 min, 16 anos, DCP Sinopse: Youngsil e Injae apaixonam-se oito horas depois de se conhecerem. In-jae está convencido de que ela é um espírito livre e promete ficar com ela aconteça o que acontecer. À medida que o tempo passa, a obsessão de In-jae por Young-sil torna-se mais forte e Young-sil tenta manter a sua promessa, apesar da sua relação distorcida. Mas apesar dos esforços de Young-sil, os dois são separados. Depois de oito anos de inquietação, Young-sil está pronta para encarar o seu amor de frente.

 

Nascimento, de Yoo Ji-young Birth (나의 피투성이 연인), Coréia do Sul, 2023, 155 min, 12 anos, DCP Sinopse: Jae-yi, uma aspirante a escritora, e Gun-woo, um professor de inglês trabalhador, são um casal solteiro e sem filhos. Surge-lhes uma gravidez inesperada. Jae-yi quer a sua própria vida e Gun-woo quer junta, mas os seus sonhos de estarem juntos estão a desmoronar-se lentamente.

 

Uma ilha solitária em um mar distante, de Kim Mi-young A lonely Island in the Distant Sea (절해고도), Coréia do Sul, 2023, 110 min, 12 anos, DCP Sinopse: Yoon-chul, um escultor promissor, vive no campo depois de se divorciar da mulher. Tem uma filha chamada Gina, que sai ao pai e mostra talento para a arte. Jina é rotulada de problemática no liceu pelos seus desenhos bizarros e decide abruptamente abandonar os seus planos de frequentar uma escola de arte. Yoon-chul também conhece Young-ji, uma rapariga que entra na sua vida como o vento, e apaixona-se por ela inesperadamente.

 

Sra. Apocalypse, de Lim Sun-ae Ms. Apocalypse (세기말의 사랑), Coréia do Sul, 2024, 116 min, 12 anos, DCP Sinopse: 31 de dezembro de 1999. Pensando que o mundo poderia acabar, Young-mi mostra a maior coragem da sua vida em relação a Do-young, por quem tem estado secretamente apaixonada. Mas em 1 de janeiro de 2000, quando Young-mi entra no novo milênio com todo o seu dinheiro e amor perdidos, uma estranha mulher, Eugene, aparece à sua frente, dizendo ser a mulher de Do-young.

 

As canções dos sonhos, de Cho Hyun-chul The Dream Songs (너와 나), Coréia do Sul, 2023, 118 min, 12 anos, DCP Sinopse: Na tarde anterior à visita de estudo, Semi acorda de um sonho estranho e vai ter com Ha-eun. Sente que tem de contar a Ha-eun o que anda escondendo há muito tempo. Mas apesar dos seus corações transbordantes, os seus caminhos continuam a se cruzar. Será que Semi vai conseguir pôr de lado os seus mal-entendidos e mágoas e confessar os seus verdadeiros sentimentos a Ha-eun?

 

Um dia de ostentação, de Kim Hyun-bin A Splurge Day (탕진), Coréia do Sul, 2022, 23 min, DCP

Sinopse: Quatro cineastas empobrecidos encontram-se. Nenhum deles tem dinheiro suficiente para um único jantar. Tal como o casal pobre do curta de O’Henry vende o cabelo e os relógios um ao outro, eles “compram” juntos para esta única noite, usando vales de oferta, vinho caro roubado do cenário e o alojamento que lhes foi oferecido.

 

Menina de Yangnimdong, de Oh Jae-hyung Yangnimdong Girl (양림동 소녀), Coréia do Sul, 2024, 30 min, DCP Sinopse: A história de uma mulher que sobreviveu ao massacre de Gwangju e, mais tarde, se tornou mãe de uma pessoa com deficiência na sua velhice.

 

Curtas-metragens

O estrangeiro, de Song Won-chan The Stranger (이방인), Coréia do Sul, 2022, 28 min, DCPSinopse: Woo-jin é incumbido de gerir um complexo logístico de contentores e começa a ver uma jovem estrangeira pelo canto do olho.

 

MYDEAR, de Jeon Do-hui & Kim So-hee MYDEAR (마이디어), Coréia do Sul, 2023, 25 min, DCP Sinopse: O ano é 2027. Uma finalista universitária surda fica dividida com a pergunta do professor sobre se deve ou não participar num projeto de graduação em equipe. Entretanto, ele está intrigado com a aplicação de IA MyDevice, de que tem escutado falar.

 

Casa de Memória, de Lee Hyun-ok House of Memory (기억의 집), Coréia do Sul, 2023, 13 min, DCP Sinopse: Uma mulher organiza os pertences da sua falecida mãe. Coisas estranhas começam a acontecer na casa e a sua filha recorda memórias da sua mãe.

 

O pai nunca chora, de Je Jung-mo Father never cries (삼식이는 울지 않는다), Coréia do Sul, 2023, 34 min, DCP Sinopse: Jong-chil tem 63 anos, acabou de se reformar da função pública e está trabalhando como aprendiz de “engenheiro de purificação de água”. Pressionado pelo seu desempenho, o seu artilheiro, Hyun-seok, revela a Jong-chil o seu segredo profissional. Hyun-seok conta a Jong-chil o seu segredo: pagar a mais aos clientes por purificadores de água novos e vendê-los como novos, enquanto ele fica com os velhos para si e faz lucro. Mas Jong-chil não quer fazer isso.

 

Sabor de irmandade, de Hwang In-won Flavor of Sisterhood (자매의 맛), Coréia do Sul, 2023, 26 min, DCP Sinopse: Sun-ju e Yeon-ju são irmãs que passaram os seus 20 anos a viver juntas. À medida que o tempo passa e elas mudam para diferentes fases da vida, passam o mesmo dia em casa de Yeon-ju pela primeira vez desde há muito tempo.

 

Outra cidade, de Yoon Dong-kiAnother Town (어나더타운), Coréia do Sul, 2022, 28 min, DCPSinopse: Jang Tae-soo, um agente imobiliário separado da família, recebe a notícia da polícia de que o seu filho desapareceu. É uma noite invulgarmente chuvosa.

 

Dirija com zumbis, de Kim Sun-bin Drive with Zombies (수능을 치려면), Coréia do Sul, 2023, 28 min, DCP Sinopse: No apocalipse zombie, um grupo de estudantes dirige-se para o exame de admissão.

 

Confira a programação da 13ª Mostra de Cinema Coreano – Tudo sobre o cinema coreano no site, clique aqui.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page